IGREJA

CNBB promove iniciativas em preparação a solenidade de Pentecostes

Pentecostes será celebrado em 5 de junho, mas algumas iniciativas já surgem na Igreja do Brasil, a fim de preparar a todos para a solenidade

Da Redação, com CNBB

Foto: geralt por Pixabay

O Dia de Pentecostes neste ano de 2022 será celebrado no dia 5 de junho. A solenidade recorda a descida do Divino Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria, reunidos no cenáculo.

“Nós cristãos, como Igreja viva, povo de Deus, devemos agradecer a riqueza de dons derramada sobre nós no dia de nosso batismo e mais plenamente na crisma, comprometendo-nos e sentindo-nos enviados a anunciar ao mundo o Evangelho da vida e da salvação, conforme o envio de Jesus a seus discípulos e também a todos nós”, afirma o bispo de Erexim, dom Adimir Antonio Mazali.

Novena de Pentecostes da Pastoral Juvenil 

A Pastoral Juvenil convida os jovens do Brasil para uma singular experiência a “subir ao Cenáculo” com a Virgem Maria e os discípulos para clamarem juntos: “Vinde, Espírito Santo!”.

Para isso, realizará um encontro online por meio da plataforma Zoom, em que durante nove noites consecutivas (de 27 de maio a 4 de junho, sempre a partir das 20h) os presentes estarão em oração e escutarão meditações sobre temas propostos a partir da pedagogia do “Seminário de Vida no Espírito”, que já é familiar aos membros das Novas Comunidades e demais expressões eclesiais, ligadas à espiritualidade da Renovação Carismática Católica (RCC).

O link de acesso será disponibilizado diariamente pelas redes sociais do portal “Jovens Conectados”, da Comissão para a Juventude da CNBB. Os encontros serão conduzidos por jovens líderes de diversas Novas Comunidades presentes no Brasil. Confira a programação no site: jovensconectados.org.br

Novena de Pentecostes da Edições CNBB

Para esse tempo de preparação para os festejos do Divino, a Edições CNBB apresenta o subsídio “Novena de Pentecostes”, cujo propósito é convidar as comunidades a rezar, cantar e experimentar esse tempo de graça. Iluminados pelas meditações do Papa Francisco, o livro traz um roteiro detalhado e de fácil compreensão para a celebração de cada encontro da novena.

Encontro de Pentecostes

A arquidiocese de Maceió realizará o encontro de Pentecostes no próximo dia 5 no Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra. Após dois anos sem a realização do evento por conta da pandemia, as paróquias, movimentos e pastorais da capital e do interior estarão reunidas das 8h às 17h em momentos de louvor, pregação e missa presidida por dom Antônio Muniz Fernandes.

O arcebispo metropolitano convocou toda arquidiocese para participar da programação.

“Vamos celebrar a grande festa de Pentecostes, fazer eco deste momento da nossa vida eclesial em uma Igreja sinodal com Maria e na força do Espírito Santo. O encontro será revestido por este tema. Será um momento de renovação de espírito da caminhada da Igreja de Cristo presente em nosso meio”, pontuou dom Antônio Muniz.

O tema central da programação é o versículo 38 do capítulo 7 do evangelista João: “Quem crê em mim do seu interior jorrarão rios de água viva!”. A organização do evento é coordenada pela RCC com o apoio do Conselho de Leigos da arquidiocese de Maceió.

Confira a programação pelo site centenarioarqmaceio.com.br

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo