Acampamento PHN 25 anos, na Canção Nova, é encerrado com a Santa Missa Presidida pelo membro da Comunidade Canção Nova Padre Roger Luis
Huanna Cruz
Da Redação
Padre Roger Luís durante a missa de encerramento do PHN 25 anos. / Foto: Daniel Xavier
Na homilia deste domingo, 16, da Santa Missa de encerramento do PHN 25 anos, o Padre Roger Luís afirmou que o PHN é um projeto de salvação, é um projeto de céu, é uma bênção.
Refletindo a primeira leitura, o sacerdote afirma que o profeta Isaías é reconhecido como um profeta messiânico, aquele que anuncia o Messias, anuncia a vinda do Messias, essa comparação que é feita da Palavra de Deus com essa chuva que cai e não volta sem produzir os frutos, essa comparação lá para os países áridos do Oriente, ela descreve de uma forma muito concreta e real a poderosa e fecunda eficácia da Palavra de Deus.
Jesus: Palavra de Deus
Segundo Padre Roger Luís, a palavra de Deus personificada de Deus, do Pai, é o próprio Jesus Cristo, é o verbo de Deus encarnado que, na leitura do Evangelho, vai dizer que Jesus senta no barco no meio da multidão reunida em volta dele e Ele diz: ‘o semeador saiu para semear’. “Então, é esse movimento de Deus, é esse movimento de salvação. Essa palavra é essa ação salvífica”, ressalta.
Para o Padre, esse movimento de salvação de Deus na pessoa do Filho, o verbo eterno do Pai que desce a terra para salvar a humanidade. Por isso, essa palavra não volta sem surtir o seu efeito. A medida com a analogia com a chuva, que cai e não volta vazia, não volta estéreo, mas próspera em todas as coisas, alimenta, fecunda, satisfaz. “É o próprio Cristo oferecido a nós, como palavra”.
O verbo de Deus se fez carne
Padre Roger destaca que o verbo de Deus se fez carne e veio habitar no meio de nós, o semeador saiu do seio do Pai, saiu do seio da trindade encarnou-se no ventre de uma mulher, a Virgem Maria, e o PHN foi iluminado pela figura da Virgem Maria, da mulher do sim, daquela que dá o sim para que este projeto de salvação se estabelecesse.
“Quando o arcanjo Gabriel se deparou com a Virgem Maria, ele disse: ‘Alegra-te, Ave cheia de graça, o Senhor está contigo’. Ele olha para ela e vê um amor tão grande naquela menina, como ele não havia contemplado nas criaturas criadas por Deus que estavam diante de Deus. E ele vê aquele coração humano preparado para receber esta semente, este verbo, esta palavra.”
O Padre frisa que, certamente, costuma se dizer que uma palavra foi cumprida quando ela foi traduzida na prática, a palavra se cumpriu, ou seja, enquanto essa palavra não se cumpri em obras, ela permanece estérea, vai dizer São Bernardo de Claraval: “Meu alimento é fazer a vontade do pai. Eis que venho, com prazer, para fazer a vontade do Pai”.
“Nós seremos esses que receberam essa palavra, e ela se tornou fecunda em nosso coração à medida que nós a praticamos”.
No término da Santa Missa, foi anunciado o próximo PHN: de 11 a 14 de Julho de 2024. O tema será: “Ou Santos Ou Nada”. Será um PHN escatológico sobre a segunda vinda de Cristo.