Dia do Cantor

Atrações musicais no Acampamento PHN falam sobre seu ministério

Artistas que subirão ao palco nas noites do evento comentam missão de evangelizar que Deus lhes deu por meio da vocação à música

Gabriel Fontana
Da Redação

Show do Emanuel Stenio no Acampamento PHN 2022 / Foto: Bruno Marques

Presente no cotidiano da maioria das pessoas, a música intermeia diversas atividades humanas, tem a capacidade de expressar sentimentos, resgatar memórias e impulsionar ações. Nesta quinta-feira, 13, Dia do Cantor, é dia de homenagem àqueles que aliam palavras, notas e ritmo para produzir esta arte.

O artista que dá voz às canções muitas vezes fica marcado na história de milhares de pessoas, e as influencia diretamente. Por isso, a música é também uma importante ferramenta de evangelização, capaz de levar Deus a quem a está ouvindo.

Muitos anos atrás, o padre Jonas Abib identificou essa potencialidade da música e começou a empregá-la cada vez mais em suas atividades missionárias e religiosas. Em 1978, fundou uma “Canção Nova”, comunidade que até hoje tem, entre suas principais marcas, a musicalidade.

Fruto do carisma Canção Nova

Emanuel Stenio / Foto: Arquivo pessoal

O músico e missionário consagrado à comunidade desde 2006, Emanuel Stenio, declara que seu ministério é fruto de iniciativas como a do Monsenhor Jonas Abib. Ele conta que, em 1998, recebeu seu batismo no Espírito Santo. Desde então, começou a ministrar música, tocando e cantando em um grupo de oração. Ao intensificar sua busca pela santidade, acabou conhecendo a Canção Nova e o recém-surgido PHN – uma proposta de santidade que o atraiu cada vez mais.

“A grande marca do batismo no Espírito Santo é o desejo de santidade, e isso é PHN. Quando eu comecei, então, a ouvir a Canção Nova, comecei a conhecer mais as pregações sobre o PHN. (…) A Canção Nova sempre foi uma referência musical nos meus inícios de comunidade, de vida missionária no grupo de oração”, conta Emanuel, que pôde aprender diretamente com seu pai fundador, o Monsenhor Jonas Abib. “Eu me inspiro nele ao usar a música com intrepidez, eficácia, ousadia, pedindo sempre ao Espírito a graça da boa música para aquele momento, para levar Deus através da música”, relata.

Ele também conta que, quando chegou à comunidade, teve a oportunidade de trabalhar com o Dunga, na época missionário da comunidade e nome à frente do PHN. Desde então, seguiu com seu ministério, estando presente em várias edições do acampamento. Neste ano, Emanuel Stenio também se apresentará no palco do Centro de Evangelização na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), neste dia 13, às 22h15.

“A música é necessária para a evangelização. Quando alguém quer fazer uma revolução, muitos estudiosos dizem que ele começa pela música (…). A música tem o poder de levar as pessoas para o mal ou para o bem, para Deus. As pessoas são atraídas pela boa música, pela arte”, explica Emanuel.

Excelência na evangelização

Benito Vitorette / Foto: Arquivo pessoal

Quem também se apresenta no Acampamento PHN 25 Anos, nesta quinta-feira, às 21h, é o ministério de música da Comunidade Colo de Deus. Missionário há nove anos, Benito Vitorette é um dos cantores, e afirma estar empolgado para se encontrar com o público em Cachoeira Paulista.

No último Acampamento PHN, em 2022, ele se apresentou no Espaço Jovem da Canção Nova, e a participação dos jovens o marcou. “Tivemos que ir para fora do Espaço Jovem porque não cabia todo mundo, então o show foi na rua mesmo, e foi a coisa mais linda ver toda aquela galera cantando com a gente”, relembra o missionário.

Leia mais
.: Luau durante acampamento PHN é evangelização pela música

Este é um reflexo direto do carisma da Colo de Deus, definido por Benito como um transbordo, uma expressão do que são. “Somos uma comunidade chamada à adoração genuína. (…) Carregamos algo muito específico que é o chamado à excelência, somos ensinados na Colo de Deus a ser acima da linha. Deus nos quis assim, jovens que expressam o belo em suas artes com excelência”, explica.

O cantor também reconhece que o estilo da Colo de Deus é um pouco “diferentão”, mas diz que o estilo musical é escolhido estrategicamente. “Nosso estilo está mais voltado para o worship (ligado ao louvor) e o pop rock, e estamos com alguns lançamentos com uma pegada mais dance e eletrônica”, cita. Neste sentido, ele também revela: terá anúncio de um novo single da comunidade, intitulado “Ele vem” no palco do Acampamento PHN.

Anunciar pela arte

Sarah Sabará / Foto: Arquivo pessoal

A missionária da Comunidade Canção Nova e integrante do Ministério Amor e Adoração, Sarah Sabará, destaca o papel da arte. Para ela, uma vez que a música expressa uma experiência, um sentimento, uma opinião, uma verdade, esta é a maneira adotada pelo ministério para anunciar o Evangelho e o Cristo que voltará. “Nossa canções, mesmo as mais antigas, nunca envelhecem, pois a mensagem que elas comunicam é viva e vitalícia”, afirma.

Neste sentido, a missão do Amor e Adoração é, segundo Sarah, manifestar o Amor e a Adoração a Deus em cada composição, ou seja, transbordar a vida que vivem em comunidade. Essa mensagem é atualizada de acordo com a linguagem atual do jovem, mas sem se prender a essa necessidade. “Não é construir um produto para atender ao mercado musical, mas é extrair o que de melhor e eficaz a música atual tem. A música quando é boa, é boa”, declara a cantora.

Sarah ainda frisa que, quando Deus inspira, a música atinge o público que Ele quer atingir, alcançar, à medida que os músicos aprimoram seus dons a serviço do Senhor. Essa é a potencialidade da música para a evangelização. “A arte tem esse poder de conectar o outro àquela expressão, pois todos temos uma alma que aspira a arte, até mesmo porque Deus é O Artista”, conclui a cantora.

Acampamento PHN 25 Anos

Além das atrações musicais, outras atividades compõem a programação do Acampamento PHN 25 Anos. Missas, pregações, orações e momentos de animação acontecem por toda a Chácara de Santa Cruz entre os dias 12 e 16 de julho. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo