2018

Retrospectiva 2018: relembre destaques da Igreja no Brasil e no mundo

Viagens do Papa, canonizações, Sínodo dos Bispos e Ano do Laicato marcaram o ano de 2018

Da redação

Ano do Laicato, Sínodo dos Bispos sobre a juventude e viagens do Papa. Relembre alguns fatos que marcaram a Igreja em 2018:

Ano do Laicato. A Igreja no Brasil viveu, em 2018, o Ano do Laicato. O Ano foi realizado de 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018. Como tema, “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e como lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”. Leia mais.

Ilustração do material da CNBB para o Ano do Laicato /Foto: Divulgação

 

Viagem do Papa ao Chile e ao Peru. A primeira viagem internacional de Francisco em 2018 foi ao Chile e ao Peru, e aconteceu de 15 a 22 de janeiro. O tema da viagem para o Chile foi “Dou-vos a minha paz”, e para o Peru, “Unidos pela esperança”. Confira como foram as viagens ao Chile e ao Peru.

Logotipos das visitas papais ao Chile e ao Peru / Foto: Vatican Media

Terra de Padre Pio. Por ocasião do centenário das aparições dos estigmas de Padre Pio e 50 anos de sua morte, o Papa Francisco visitou, em março de 2018, as cidades italianas de Pietrelcina e San Giovanni Rotondo. Saiba mais clicando aqui.

Papa Francisco celebra Missa em San Giovanni Rotondo./ Foto: Reprodução Youtube Vatican News

Reunião Pré-Sinodal. Em março aconteceu, em Roma, a reunião pré-sinodal, em preparação para o Sínodo dos Bispos sobre a juventude. Cerca de 300 jovens do mundo inteiro foram convidados a colaborar com o documento pré-sinodal. A reunião teve a presença do Papa Francisco, para o qual foi entregue o documento final, no Domingo de Ramos. Saiba mais.

Grupo dos Lusófonos na reunião pré-sinodal/ Foto: Thulio Fonseca

56ª Assembleia Geral da CNBB. “Diretrizes para a Formação de Presbíteros” foi o tema central refletido pelos cerca de 485 bispos católicos do Brasil na 56ª Assembleia Geral, que aconteceu em Aparecida, de 10 a 20 de abril de 2018. Leia mais.

Presidência da CNBB reunida na abertura da 56ª Assembleia Geral da CNBB / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Ajuda aos migrantes. A Igreja no Brasil se empenhou na acolhida aos migrantes. Em especial, em Boa Vista (RO), se observou o empenho dos voluntários no acolhimento e na luta contra a fome dos irmãos venezuelanos. Confira a reportagem especial.

Imigrantes venezuelanos em Roraima / Foto: Arquivo Marcelo Camargo – Agência Brasil

 

 

Viagem do Papa à Suíça. O Papa Francisco esteve, no mês de junho, em Genebra, na Suíça, em uma peregrinação ecumênica. A viagem aconteceu por ocasião do 70º aniversário de fundação do Conselho Mundial das Igrejas. Saiba mais.

Palaexpo, centro de exposição de Genebra onde foi realizada a Santa Missa presidida pelo Papa./ Foto: Reprodução TV CN

 

Audiências Públicas no STF. Nos dias 3 e 6 de agosto, aconteceu, no STF, as audiências públicas sobre a ADPF 442, que discute a descriminalização do aborto. O bispo de Rio Grande (RS), Dom Ricardo Hoepers e Padre José Eduardo de Oliveira e Silva, da Diocese de Osasco (SP), foram representantes a favor da vida. Confira.

Audiências públicas sobre o aborto acontecem dia 3 e 6 de agosto./ Foto: Reprodução TV Justiça

Encontro Mundial das Famílias. Em agosto de 2018 aconteceu a nona edição do Encontro Mundial das Famílias, em Dublin, na Irlanda. O encontro teve a participação do Papa Francisco, e contou com mais de 30 mil participantes inscritos, representando 103 países. Saiba mais.

Logo do Encontro Mundial das Famílias 2018./ Foto: Divulgação

Igreja e casos de abusos. No dia 20 de agosto, o Papa Francisco enviou uma carta ao povo de Deus, sobre os abusos sexuais e atrocidades acontecidos na Igreja. No documento, Francisco reiterou tolerância zero em relação aos crimes cometidos pelos membros do clero e pediu orações. Leia a íntegra da carta.

Papa enviou carta ao Povo de Deus, sobre os abusos sexuais na Igreja./ Foto: Vatican Media

Países Bálticos. O Papa Francisco visitou, entre 22 e 25 de setembro, os países bálticos. Na Lituânia, o Santo Padre esteve nas cidades de Vilnius e Kaunas; na Letônia, em Riga e Aglona e na Estônia, na cidade de Tallinn. Leia mais.

Papa falou aos idosos na Catedral de São Tiago./ Foto: Vatican Media Via Reuters

 

Acordo China/Santa Sé. Foi assinado, em 22 de setembro, em Pequim, na Chinam o Acordo Provisório sobre a nomeação dos bispos no país. O acordo foi visto como positivo para a vida da Igreja na China, para o bem dos chineses e a paz no mundo. Leia mais.

Acordo entre China e Santa Sé foi assinado em setembro de 2018./ Foto: Arquivo

 

Sinodo dos Bispos sobre a juventude. De 3 a 28 de outubro, aconteceu, no Vaticano, a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. A Assembleia reuniu 267 padres sinodais para a discussão sobre os jovens, e teve como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Veja como foi clicando aqui.

Papa Francisco, no segundo dia do Sínodo dos bispos sobre os jovens./ Foto: Vatican Media

Canonizações. No dia 14 de outubro foi realizada, na Praça de São Pedro, a cerimônia de canonização do Papa Paulo VI e de Dom Oscar Romero, além de outros cinco beatos, na presença de 70 mil fiéis. Leia mais.

Papa Paulo VI e Dom Romero/ Foto: Arquivo

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo