DESPERTOU

Vulcão entra em erupção na Islândia após semanas de atividade sísmica

Imagens de helicóptero do Departamento Meteorológico da Islândia (IMO) mostraram magma sendo expelido no ar pela noite

Da redação, com Reuters

Imagens de helicóptero do Departamento Meteorológico da Islândia (IMO) mostraram magma sendo expelido / Foto: Reprodução Reuters

Uma erupção vulcânica começou no sudoeste da Islândia, próximo à capital Reykjavik, teve início nesta sexta-feira, 19, após milhares de pequenos terremotos na área nas últimas semanas, informou o Departamento Meteorológico da Islândia (IMO).

A erupção ocorreu perto de Fagradalsfjall, uma montanha na Península de Reykjanes, localizada a cerca de 30 km a sudoeste da capital.

Imagens de helicóptero do Departamento Meteorológico da Islândia (IMO) mostraram magma sendo expelido no ar noturno e fluxos de lava fluindo do local da erupção.

Mais de 40.000 terremotos ocorreram na península nas últimas quatro semanas, salto enorme de 1 mil a 3 mil terremotos registrados a cada ano desde 2014.

A erupção, porém, não representou perigo imediato às pessoas em Grindavik ou para a infraestrutura crítica, informou a IMO.

Ao contrário da erupção do vulcão Eyjafjallajökull em 2010, que interrompeu aproximadamente 900 mil vôos e expulsou centenas de islandeses de suas casas, esta erupção não deve lançar nada além de muitas cinzas ou fumaça na atmosfera, explicou o IMO.

O aeroporto internacional de Keflavik de Reykjavik não deixou de funcionar após a erupção, mas cada companhia aérea teve que decidir por si se voava ou não, afirmou o IMO.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo