Internacional

Erupção do vulcão Taal deixa Filipinas em alerta máximo

Governo pediu “evacuação total” dos filipinos que estão localizados em um raio de 17 quilômetros a partir do vulcão Taal

Da redação, com Ansa

/ Foto: Reprodução Reuters

As Filipinas estão em estado de alerta máximo para a erupção do vulcão Taal, situado 100 quilômetros ao sul da capital Manila. Desde o último domingo, 12, quando despertou, a montanha já expeliu grandes colunas de fumaça, iluminadas por raios e rios de lava, e as autoridades alertaram para o risco de uma “erupção explosiva”.

Por precaução, centenas de voos foram cancelados e o governo solicitou a “evacuação total” em um raio de 17 quilômetros, a partir do vulcão. Essa zona abriga cerca de 500 mil pessoas. O nível de alerta emitido pelo Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas subiu de quatro para cinco, o topo da escala.

Cercado por um lago, o Taal é um vulcão ativo situado na província de Batangas, na costa ocidental da ilha de Luzon. Apesar de não ser muito grande, ele é considerado um dos mais perigosos do mundo por causa do grande número de pessoas que vivem em seus arredores.

O governo já declarou estado de calamidade em toda a província de Batangas, o que facilita a liberação de recursos para operações de socorro e reconstrução. As Filipinas ficam no chamado “Círculo de Fogo do Pacífico”, zona com intensa atividade sísmica e vulcânica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo