Estado de alerta

Com perigo de "tsunami vulcânico", intensificam-se orações nas Filipinas

Rezamos pela segurança das pessoas, diz vice-presidente da conferência episcopal do País

Da Redação, com Agência Fides

Enquanto Manila e muitas cidades adjacentes se preparam para a erupção do segundo vulcão mais ativo do país, o Taal, perto de Manila, os fiéis católicos intensificam as orações pela segurança das populações em perigo.

Na manhã desta segunda-feira, 13, eclodiu uma enorme nuvem de cinzas da cratera central do vulcão que se encontra a 60 quilômetros ao sul da capital Manila, escurecendo o céu. “Rezamos pela segurança das pessoas que vivem nas áreas próximas ao vulcão Taal”, disse o bispo de Caloocan e vice-presidente da Conferência Episcopal das Filipinas, Dom Pablo Virgilio S. David.

O Taal, a cerca de 40 milhas ao sul de Manila, começou a mostrar sinais de atividade. Foram sentidos tremores na ilha do vulcão e nas aldeias próximas à cidade de Agoncillo, na província de Batangas, onde os ruídos do vulcão estão gerando grande temor entre os moradores.

Dezenas de milhares de pessoas foram evacuadas de suas residências e comunidades. O governo ordenou o fechamento de escolas e escritórios públicos para hoje, 13 de janeiro. As autoridades também emitiram uma advertência pública para a região central de Luzón, que inclui sete províncias: Aurora, Bataan, Bulacan, Nueva Écija, Pampanga, Tarlac e Zambales, na ilha central de Luzón. O alarme também se estende à região de Calabarzon, que inclui cinco províncias: Cavite, Laguna, Batangas, Rizal, Quezon y Lucena, além da região de Metro Manila.

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia elevou o nível de alarme para o vulcão Taal a nível quatro (dos cinco existentes), afirmando que “uma erupção explosiva perigosa poderia acontecer em poucas horas ou dias”.

O Instituto advertiu que a erupção poderia causar um “tsunami vulcânico” e aconselhou as comunidades próximas a tomar precauções contra as possíveis ondas do lago que rodeia o vulcão. Na ilha vivem cerca de seis mil pessoas e no domingo a população local foi transferida a salvo para Batanga.

Devido às advertências sobre o “tsunami vulcânico”, o governo aconselhou a população a permanecer em casa por razões de saúde já que, depois da erupção, as cinzas são muito prejudiciais para a saúde e contêm partículas com dióxido de carbono, dióxido de enxofre, flúor e ácido clorídrico.

O arquipélago filipino se encontra no chamado “anel de fogo” do Pacífico, onde as placas tectônicas chocam, causando terremotos e frequente atividade vulcânica. Em janeiro de 2018, dezenas de milhares de pessoas foram evacuadas devido a uma erupção de Mont Mayon, na região central de Bicol. A última erupção de Taal data de 1977. A erupção mais forte que atingiu uma área densamente povoada foi a do vulcão Monte Pinatubo em junho de 1991.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo