Imagens de helicóptero do Departamento Meteorológico da Islândia (IMO) mostraram magma sendo expelido no ar pela noite
Da redação, com Reuters
Uma erupção vulcânica começou no sudoeste da Islândia, próximo à capital Reykjavik, teve início nesta sexta-feira, 19, após milhares de pequenos terremotos na área nas últimas semanas, informou o Departamento Meteorológico da Islândia (IMO).
A erupção ocorreu perto de Fagradalsfjall, uma montanha na Península de Reykjanes, localizada a cerca de 30 km a sudoeste da capital.
Imagens de helicóptero do Departamento Meteorológico da Islândia (IMO) mostraram magma sendo expelido no ar noturno e fluxos de lava fluindo do local da erupção.
Mais de 40.000 terremotos ocorreram na península nas últimas quatro semanas, salto enorme de 1 mil a 3 mil terremotos registrados a cada ano desde 2014.
A erupção, porém, não representou perigo imediato às pessoas em Grindavik ou para a infraestrutura crítica, informou a IMO.
Ao contrário da erupção do vulcão Eyjafjallajökull em 2010, que interrompeu aproximadamente 900 mil vôos e expulsou centenas de islandeses de suas casas, esta erupção não deve lançar nada além de muitas cinzas ou fumaça na atmosfera, explicou o IMO.
O aeroporto internacional de Keflavik de Reykjavik não deixou de funcionar após a erupção, mas cada companhia aérea teve que decidir por si se voava ou não, afirmou o IMO.