Secretários de Estado

Vaticano e EUA dialogam sobre Oriente Médio e Guantánamo

Cardeal Pietro Parolin e John Kerry, secretários de Estado do Vaticano e EUA, respectivamente, reuniram-se hoje de manhã no Vaticano

Da Redação, com Rádio Vaticano

Cardeal Parolin (esq.) e John Kerry, que se reuniram hoje de manhã no Vaticano / Foto: Montagem/Arquivo

Cardeal Parolin (esq.) e John Kerry, que se reuniram hoje de manhã no Vaticano / Foto: Montagem/Arquivo

O secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, tiveram uma reunião nesta segunda-feira, 15, no Vaticano.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, informou que, entre os temas principais, estiveram a situação no Oriente Médio, com menção ao empenho em evitar o agravamento das tensões e a explosão da violência e de favorecer a retomada das negociações entre israelenses e palestinos.

Também foi abordado o empenho dos Estados Unidos para o fechamento do cárcere de Guantánamo e o desejo de uma atenção da Santa Sé na busca das soluções humanitárias adequadas para os atuais detentos.

“A brevidade do tempo disponível impediu aprofundar outros temas, que foram só tocados, em particular a situação na Ucrânia e suas perspectivas e a emergência para a epidemia de Ebola”, declarou ainda padre Lombardi.

Também participaram da reunião o embaixador dos Estados Unidos junto à Santa Sé e dois membros da Secretaria de Estado norte-americana e três oficiais da Cúria Romana que têm relação com os temas abordados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo