Reflexões sobre paz

No Vaticano, pregações de Advento começam nesta sexta-feira

Paz é o tema central das tradicionais reflexões do padre Raniero Cantalamessa ao Papa e à Cúria Romana nesse tempo do Advento

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa e a Cúria durante pregação de Frei Raniero no ano passado / Foto: Arquivo - L'Osservatore Romano

Papa e a Cúria durante pregação de Frei Raniero no ano passado / Foto: Arquivo – L’Osservatore Romano

As tradicionais pregações de Advento da qual participam o Papa e a Cúria Romana começam nesta sexta-feira, 5. Conduzidas pelo pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa, as reflexões desse ano têm como tema central a paz e acontecem na Capela Redemptores Mater, no Vaticano.

Nas três sextas-feiras que precedem o Natal, as meditações ajudarão a refletir sobre a paz como dom de Deus em Jesus Cristo, como tarefa pela qual trabalhar e como fruto do Espírito. O sacerdote capuchinho denominou este ciclo de pregações como “Paz na terra aos homens que Deus ama”.

“Expliquemos o título: é o anúncio dos pastores na Noite de Natal e como resulta também do anúncio natalício, a paz é antes de tudo algo que desce do Céu, é um dom de Deus, é o fio do alto que rege toda a trama da paz humana, sem a qual as pazes humanas são sempre frágeis. Certamente, porém, este dom de Deus torna-se também dever e tarefa a ser trabalhada. E, de fato, na segunda pregação penso justamente em falar da paz como dever”, explicou.

pregacao_advento1
Os textos que fundamentam as reflexões são retirados da Sagrada Escritura, rica em referências à paz. Frei Raniero também vai utilizar textos do Papa Francisco na Evangelii gaudium, sua primeira exortação apostólica. “Sinto ter que obrigá-lo a ouvir aquilo que ele já sabe muito bem, que ele mesmo escreveu, mas acredito que faça bem a nós ouvir algumas palavras desta Carta”.

Como forma de construir a paz, frei Cantalamessa indica o diálogo, caminho tão enfatizado pelo Papa Francisco. “O diálogo é a única alternativa às armas”, disse, citando também a necessidade de oração e compreensão.

O pregador da Casa Pontifícia destaca que todos podem contribuir para a paz. Para iver bem o Advento, ele indica as palavras do própri Jesus sobre a paz. “A palavra melhor é aquela que Jesus nos deixou: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não a dou como o mundo a dá, eu a dou a vós”.  Na noite de Páscoa era quase respirável, palpável a paz dada por Jesus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo