Paz na Síria

Trump e Putin concordam em solução política para Síria

Adversários mundiais históricos, os dois países concordam em encontrar uma solução política, e não militar, à guerra na Síria

Da redação, com Ansa

Para Trump e Putin, solução militar é o ideal para a situação síria / Foto: Reprodução | Casa Branca

O presidente estadunidense, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, em um encontro realizado neste sábado, 11, Vietnã, durante a cúpula da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec), concordaram que a solução para a guerra na Síria é política e não militar.

Ainda que sejam adversários históricos, Putin e Trump ressaltaram a importância de proteger a “soberania, a independência e a integridade territorial do país”. Também pediram aos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para aumentarem seus esforços humanitários na Síria nos próximos meses.

Leia mais
.: Unicef lamenta seis anos de “guerra e carnificina” na Síria

Desde o início da guerra na Síria, os Estados Unidos apoiam a destituição do ditador Bashar al-Assad, enquanto a Rússia defende a manutenção de líder. É neste ponto, portanto, que surge a maior divergência entre Moscou e Washington.

Os dois países, porém, lideraram coalizões nos últimos anos contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que mantinha zonas dominadas na Síria e no Iraque. Há poucos dias, as forças sírias anunciaram a retomada da cidade de Abukamal, último bastião do EI na região.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo