15 de agosto

Em BH, Ato pela Paz na Síria chamará atenção para situação no país

Evento pretende sensibilizar sociedade sobre a guerra na Síria e mostrar um pouco da cultura da região

Kelen Galvan
Da redação

Divulgação Consulado da Síria

Na próxima terça-feira, 15, acontece em Belo Horizonte (MG) um Ato pela Paz na Síria. O momento promovido pelo Consulado da República Árabe da Síria acontece das 10h às 12h na Praça da Liberdade e pretende chamar a atenção para a triste realidade de guerra no país, que já dura mais de seis anos.

Uma das organizadoras do evento, Gislene Pinto Moreira, que trabalha na secretaria do consulado, destaca que será um ato de comoção, para mostrar às autoridades e à sociedade em geral a situação atual da Síria. “A guerra está se prolongando, as pessoas lá morrendo e não há uma intervenção direta. Nada é feito para cessar essa guerra”.

Dentro da programação do Ato pela Paz, o cônsul da Síria em Belo Horizonte, Emir Cadar, irá expor a realidade do país, haverá ainda uma apresentação de dança típica, entre outras atividades.

Gesto de solidariedade e amizade

O Ato pela Paz na Síria conta com o apoio da Arquidiocese de BH, que motiva seus fiéis a participar do evento, e também se unir em oração, como gesto de solidariedade e amizade ao povo sírio.

O Arcebispo da capital mineira, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, membro da Congregação para as Igrejas Orientais e também bispo referencial para os fiéis católicos de Rito Oriental residentes no Brasil, destaca a condição cruel e desumana vivida pelos sírios.

“A Síria vive a pior guerra civil de sua história. Uma situação muito grave e que chama a atenção do mundo inteiro para a condição cruel e desumana em que se encontram as crianças, os jovens e as famílias, provocando o êxodo dos nossos irmãos sírios rumo a outros países. O que aprofunda ainda mais a dor desse povo: deixar o país, o lar, famílias, empregos, os laços afetivos”.

Dom Walmor enfatiza que o sofrimento vivido por eles deve ecoar e tocar o coração de cada pessoa, para reacender o convite de Deus a praticar o bem, ser solidário e respeitar a dignidade humana.

Olhar diferente

O pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do rito siríaco-católico de Belo Horizonte, padre George Rateb Massis, destaca que a paróquia acompanha cerca de 800 famílias sírias na cidade. Ele afirma que o fato deste Ato pela paz ser realizado no dia 15 de agosto traz muito significado, por ser o dia da padroeira da capital mineira: Nossa Senhora da Boa Viagem.

O sacerdote de origem síria que mora no Brasil há 14 anos espera que o Ato pela Paz possa trazer um olhar diferente à população brasileira sobre o que acontece na Síria.

“Esse evento será um momento transparente entre nós [sírios] e o povo brasileiro, mostrando nosso amor pela nossa pátria. Nós queremos mostrar o rosto da civilização síria, com dois mil anos de civilização. A Síria é aquela que deu o alfabeto ao mundo inteiro. E hoje ninguém está falando da cultura, da paz entre as religiões que existia na região. Hoje só se fala de problemas, mas ninguém fala do povo, como eles viviam”, destaca padre George.

Campanha em prol dos sírios

Como forma concreta de ajudar os que sofrem com o conflito, a Arquidiocese de BH lançou em 2012 a “Campanha Juntos pela Síria” que continua recebendo doações. As ajudas recebidas até 2013, foram enviadas à Igreja na Síria para ações de amparo aos desabrigados e ajudaram mais de duas mil famílias. Desde 2014, a campanha auxilia diretamente os refugiados sírios que moram em Belo Horizonte.

Para ajudar a Campanha Juntos pela Síria: Banco do Brasil – Agência: 3494-0 – Conta corrente: 30.351-8 – Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo