Anúncio aconteceu nesta sexta-feira, 24; May ficará no cargo até o dia 7 de junho
Da redação, com Reuters
A primeira-ministra inglesa, Thereza May, anunciou nesta sexta-feira, 24, que ficará no cargo até o próximo dia 7 de junho. Numa coletiva à imprensa, May disse que “com muito pesar” não entregará o Brexit ― a saída da Grã-Bretanha da União Europeia, consórcio econômico que reúne os países europeus.
“Mas agora está claro para mim que é do melhor interesse do país que um novo primeiro-ministro conduza este trabalho. Por isso, hoje anuncio que renunciarei como líder do Partido Conservador na sexta-feira, 7 de junho, para que um sucessor possa ser escolhido”, disse May.
Por três vezes consecutivas, May falhou ao tentar um acordo para que a Grã-Bretanha deixasse o consórcio. “Mas com enorme e duradoura gratidão por ter tido a oportunidade de servir o país que amo”, ponderou durante o anúncio.
Sua última tentativa, sem sucesso, de retirar a Grã-Bretanha da União Europeia foi propor um segundo plebiscito, ideia que foi rechaçada. Até o momento, espera-se que a Grã-Bretanha deixe o consórcio econômico em outubro.
Muitos acreditam que o próximo primeiro-ministro estará menos disposto a tentar uma negociação equilibrada e mais propenso a ser firmemente pró-Brexit. Na história política da Grã-Bretanha, May foi a segunda mulher a ocupar o posto de primeira-ministra. Margaret Thatcher foi a primeira.