Afastamento breve

Com vitória de Johnson, Brexit pode se concretizar após três anos

Vitória eleitoral do primeiro-ministro inglês acelera a saída da Grã-Bretanha da União Europeia

Da redação, com Reuters

Vitória nas eleições de Johnson impulsiona a Grã-Bretanha a finalmente deixar a União Europeia / Foto: Reprodução Reuters

A Grã-Bretanha segue de maneira acelerada para concretizar o Brexit, a saída do bloco econômico conhecido como União Europeia, após uma vitória retumbante do primeiro-ministro do país, Boris Johnson, encerrando três anos de incerteza desde que os britânicos decidiram pela saída.

Jhonson tem trabalhado incansavelmente pelo Brexit desde que se colocou como o garoto-propaganda da campanha “Deixe”, no referendo de 2016, evento considerado o maior passo geopolítico do país desde a Segunda Guerra Mundial.

Embora agora esteja livre para realizar seu tão sonhado Brexit, Johnson enfrenta a difícil tarefa de negociar acordos comerciais ao redor do mundo, sobretudo com a própria UE, e de manter um reino dividido em um só.

“Teremos o Brexit pronto a tempo até 31 de janeiro, não haverá mais ‘se’, ‘mas’ ou talvez”, disse Johnson aos aliados.

Durante a noite, os resultados dos 650 grupos eleitorais parlamentares em todo o Reino Unido mostraram que o Partido Conservador de Johnson havia derrotado seu principal oponente, conquistando 364 cadeiras contra 203 do Partido Trabalhista.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apressou-se a felicitar o primeiro-ministro inglês pela vitória. “A Grã-Bretanha e os Estados Unidos estarão a partir de agora livres para fechar um novo acordo comercial. Este acordo será muito maior e mais lucrativo do que qualquer acordo que possa ser feito com a UE”, escreveu Trump no microblog Twitter.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo