Decreto Apostolicam actuositatem, do Concílio Vaticano II, deu destaque para a missão dos leigos na Igreja e no mundo; 50 anos do documento serão comemorados em dia de estudo
Da Redação, com Rádio Vaticano
Na próxima terça-feira, 10, será realizado um dia de estudo por ocasião dos 50 anos do decreto sobre a missão dos leigos na Igreja, documento promulgado durante o Concílio Vaticano II. O breve simpósio será na Pontifícia Universidade da Santa Cruz.
O decreto conciliar Apostolicam actuositatem , de 18 de novembro de 1965, colocou em destaque a importância da vocação e da missão dos fiéis leigos na Igreja e no mundo. O documento expressou o desejo de ver, na Santa Sé, um secretariado especial para o serviço e o impulso do apostolado dos leigos. E foi aí que surgiu o Pontifício Conselho para os Leigos, que atua a serviço do Santo Padre na promoção do laicato na Igreja e no mundo contemporâneo.
Leia também
.: Papa cria Congregação para áreas da Família, Leigos e Vida
.: Padres e leigos não devem brigar, diz Cardeal Odilo Scherer
A proposta do dia de estudo é também de fazer uma reflexão sobre o estado atual do pensamento teológico e da prática pastoral em relação ao laicato, buscando confrontar-se com os grandes desafios que interpelam os fiéis no contexto social e cultural dos dias de hoje. Essas são considerações frequentes no Magistério do Papa Francisco, em particular na sua Exortação apostólica Evangelii gaudium.
Programação do evento
Participarão, na qualidade de expositores, renomados especialistas provenientes de várias partes do mundo. Os trabalhos serão abertos com a exposição do docente universitário de eclesiologia, Prof. Philip Goyret, que traçará um quadro sobre as novidades do ensinamento do Concílio Vaticano II sobre os fiéis leigos.
Haverá ainda um pronunciamento em duas partes em que o professor da Faculdade Teológica de Lugano (Suíça), Arturo Cattaneo, e o secretário encarregado da vice-presidência da Pontifícia Comissão para a América Latina, Guzmán Carriquiry Lecor, analisarão aspectos teológicos e eclesiológicos inerentes à identidade e à missão do laicato na Igreja e no mundo, do Concílio Vaticano II aos dias atuais.
Na parte da tarde, o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Robert Sarah, aprofundará o tema do papel dos leigos diante dos desafios antropológicos contemporâneos.
Concluindo o evento, um painel no qual especialistas discutirão sobre várias temáticas de atualidade e desafios referentes à missão dos fiéis leigos hoje: família, educação, pobreza, bem comum. Espera-se, para a ocasião, uma mensagem do Papa Francisco.