Estudo 107

Assessores da CNBB refletem Estudo sobre leigos

O texto tem a finalidade de animar o laicato na compreensão de sua atuação como sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que se encontram inseridos

CNBB

O Grupo de Assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) refletiu sobre o Estudo 107 A da entidade, “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”, durante reunião ocorrida nesta segunda-feira, 14.

Após leitura e debate em grupos, os assessores apontaram sugestões ao texto. O Estudo 107A foi tema prioritário da 53ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano. Na ocasião, após revisões e contribuições, foi aprovado como versão ampliada.

O texto tem a finalidade de animar o laicato na compreensão de sua atuação como sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que se encontram inseridos. É baseado no método ver-julgar-agir e divide-se em três capítulos: “O Mundo Atual: Esperanças e Angústias”, “O Sujeito eclesial: Cidadãos, Discípulos e Missionários” e “A ação Transformadora na igreja e no Mundo”.

Segundo o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, que acompanhou a reunião do GA, o Estudo 107A é muito importante. “É um texto que está sendo trabalhado e esperamos levá-lo para a próxima Assembleia Geral da CNBB”, acrescentou. Dom Leonardo agradeceu o grupo pelas contribuições. “A colaboração de vocês mostra o nosso desejo de estar a serviço da CNBB, com a finalidade de que o texto seja cada vez melhor”, disse.

O Grupo de Assessores discutiu, ainda, o Plano Quadrienal 2015-2019 e o relatório de atividades deste ano. A reunião foi coordenada pelo subsecretário adjunto de pastoral, padre Antônio Luiz Catelan, e contou com a presença dos assessores das comissões episcopais da CNBB.

Na reunião de outubro, o GA irá estudar a encíclica do papa Francisco, Laudato Si, e o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, sobre saneamento básico.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo