Casos na Pensilvânia

Santa Sé reitera condenação a abuso sexual contra menores

Santa Sé se manifestou com relação ao relatório publicado esta semana na Pensilvânia, sobre casos de abuso sexual envolvendo membros do clero

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A Santa Sé se manifestou a respeito do relatório publicado na Pensilvânia nesta semana referente a casos de abuso sexual envolvendo membros do clero. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, emitiu um comunicado nesta quinta-feira, 16, manifestando a condenação, por parte da Santa Sé, em relação a casos de abuso sexual contra menores.

“Diante do relatório, publicado na Pensilvânia esta semana, duas são as palavras que podem expressar os sentimentos sobre estes crimes horríveis: vergonha e dor”, informa o comunicado.

Burke diz que a Santa Sé considera com grande seriedade o trabalho realizado pelo Grande Júri da investigação na Pensilvânia e acrescenta que os abusos descritos no relatório são criminalmente e moralmente reprováveis. O comunicado aponta ainda para a necessidade de se assumir a responsabilidade, seja por parte de quem cometeu os abusos ou de quem permitiu que eles acontecessem. “A Santa Sé condena inequivocamente o abuso sexual contra menores”.

Grande parte do relatório diz respeito a abusos anteriores aos primeiros anos de 2000. “Não tendo quase encontrado casos após 2002, as conclusões do Grande Júri são coerentes com estudos precedentes que mostraram como as reformas feitas pela Igreja Católica nos Estados Unidos reduziram drasticamente a incidência de abusos cometidos pelo clero”.

O comunicado ressalta o encorajamento da Santa Sé a constantes reformas e vigilância em todos os níveis da Igreja Católica a fim de garantir a proteção dos menores e dos adultos vulneráveis, bem como evidencia a necessidade de obedecer à legislação civil, inclusive a obrigação de denunciar os casos de abusos contra menores.

“As vítimas devem saber que o Papa está do lado delas. Aqueles que sofreram são a sua prioridade e a Igreja quer ouvi-los para erradicar este trágico horror que destrói a vida dos inocentes”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo