Difusão

Iniciativa de recuperação valorizará patrimônio audiovisual sobre Pio XII

Iniciativa de recuperação audiovisual surgiu da parceria entre a Secretaria para a Comunicação e a Escola Normal Superior de Pisa

Da redação, com Rádio Vaticano

Recuperar e valorizar o patrimônio audiovisual sobre Pio XII é o objetivo da colaboração científica iniciada entre a Secretaria para a Comunicação e a Escola Normal Superior de Pisa, anunciado nesta sexta-feira, 15. A iniciativa surgiu durante a mesa redonda “A Santa Sé na idade da comunicação de massa”, realizada na Filmoteca Vaticana, no Vaticano.

Ilustrada pelo prefeito da Secretaria para a Comunicação, monsenhor Dario Edoardo Viganò, e pelo diretor da Escola Normal Superior, professor Vincenzo Barone, a ideia da recuperação surgiu por ocasião do 60º aniversário da Encíclica Miranda Prorsus, de 8 de setembro de 1957 – documento sobre os três meios de difusão (rádio, televisão e cinematografia) na doutrina cristã.

O acordo foi inspirado na pesquisa “Santa Sé e o cinema sob o pontificado de Pio XII”, iniciada em 2016 e com uma certificação de estudos na Escola Normal Superior apoiada pela Fundação Entidade do Espetáculo.

Na base do acordo está a convicção de que o conjunto do patrimônio histórico audiovisual relativo à Igreja do século XX – hoje disperso em locais nem sempre acessíveis, organizados e valorizados – pode constituir um recurso histórico-cultural de excepcional valor para compreender uma parte importante da história global do século passado.

Na Encíclica, pela primeira vez em seu magistério Pio XII propôs uma reflexão unitária sobre os meios de comunicação de massa, introduzindo uma abordagem da Igreja Católica aos instrumentos de comunicação social que serão a base do percurso de inovação e modernização elaborado sobre estes temas pelo Concílio Vaticano II.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo