No dia 19 de setembro o Papa Francisco partirá de Roma para Cuba, permanecendo no país até o dia 22; no dia 23, o Pontífice estará nos EUA
Da redação, com Rádio Vaticano
Nesta terça-feira, 30, foi divulgado pela Imprensa da Santa Sé o programa oficial da viagem do Papa Francisco a Cuba e Estados Unidos, que será de 19 a 28 de setembro deste ano.
O Santo Padre partirá de Roma para Cuba dia 19 de setembro, desembarcando no Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, onde se realizará a cerimônia de boas-vindas.
No dia seguinte, Francisco presidirá a Missa na Praça da Revolução, em Havana, e depois fará uma visita ao Presidente de Cuba, Raúl Castro. Depois fará a oração das vésperas com os sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas na catedral de Havana. A seguir, o pontífice saudará os jovens no Centro Cultural Padre Félix Varela.
Visita à Padroeira
Na segunda-feira, 21 de setembro, Francisco deixará Havana e irá a Holguín, onde celebrará a missa na Praça da Revolução local e abençoará a cidade. Parte em seguida para Santiago e ali se encontrará com os bispos no Seminário São Basílio Magno. Depois Francisco irá ao Santuário da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira do país, para rezar com os bispos e o séquito papal.
Leia mais
.: Cubanos esperam o Papa na ilha de 19 a 22 de setembro
Na terça-feira, 22 de setembro, o Papa Francisco presidirá a Celebração Eucarística no Santuário da Virgem da Caridade do Cobre, depois se encontrará com as famílias na Catedral de Nossa Senhora da Assunção, em Santiago, e abençoará a cidade.
Após, no Aeroporto de Santiago, Francisco se despedirá da cidade e da Ilha de Cuba e partirá para Washington, primeira etapa de sua visita aos Estados Unidos, onde será acolhido oficialmente na base Andrews Air Force.
Estados Unidos
Na quarta-feira, 23 de setembro, se realizará a cerimônia de boas-vindas no South Lawn da Casa Branca, onde o Papa fará um discurso e depois se encontrará com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A seguir, se encontrará com os bispos estadunidenses na Catedral de São Mateus, em Washington.
Na parte da tarde, Francisco presidirá a Missa de canonização do Beato Junípero Serra, franciscano que evangelizou a Califórnia, no Santuário Nacional da Imaculada Conceição.
Na quinta-feira, o Pontífice visitará o Congresso dos Estados Unidos, onde fará um discurso. A seguir, visitará o centro caritativo da Paróquia de São Patrício e se encontrará com os sem-teto. Logo, partirá de avião para Nova York onde presidirá a oração das vésperas, com o clero, religiosos e religiosas na Catedral de São Patrício.
A primeira visita do Papa Francisco à sede da ONU está marcada para sexta-feira, 25 de setembro, pela manhã, contando com saudação e discurso do Santo Padre. Nesse mesmo dia, Francisco participará do encontro inter-religioso no memorial do Ground Zero, em Nova York, lembrando as vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001.
Na parte da tarde, o Papa visitará a escola católica Nossa Senhora Rainha dos Anjos e se encontrará com as crianças e famílias de imigrantes no Harlem. O dia se encerrará com a Missa celebrada no Madison Square Garden, em Nova York.
Encontro das famílias
No sábado, 26 de setembro, Francisco partirá para a Filadélfia onde celebrará a Missa com os membros do clero, religiosos e religiosas da Pensilvânia, na Catedral dos Santos Pedro e Paulo.
Na parte da tarde, o Papa participará do encontro para a liberdade religiosa com a comunidade hispânica e outros imigrantes no Independence Mall, na Filadélfia. À noite, Francisco participará da Festa das Famílias e da vigília de oração no Benjamin Franklin Parkway, Filadélfia, onde fará um discurso.
No domingo, 27 de setembro, o dia de Francisco começará com um encontro com os bispos convidados para o 8º Encontro Mundial das Famílias no Seminário São Carlos Borromeu. Depois visitará os detentos do Instituto ‘Curran-Fromhold’, para menores.
A tarde, o Papa presidirá a Missa conclusiva do 8º Encontro Mundial das Famílias no Benjamin Franklin Parkway. A seguir, saudará a comissão organizadora, os voluntários e benfeitores. Depois se despedirá dos Estados Unidos e voltará para Roma, onde chegará pela manhã da segunda-feira, 28 de setembro.