Coletiva de imprensa

Santa Sé repassa programa do Papa na JMJ: paz no centro das orações

Matteo Bruni destaca alguns aspectos da 37ª edição da Jornada Mundial da Juventude e da 42ª viagem apostólica do Papa Francisco 

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: DPA via Reuters

Nesta quinta-feira, 27, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, apresentou o programa da viagem do Papa Francisco para Portugal, em ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023. Esta será a 42ª viagem apostólica do Pontífice, que estará em terras lusitanas entre os dias 2 e 6 de agosto.

Francisco já esteve em Portugal em maio de 2017, para celebrar o centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima e canonizar Francisco e Jacinta Marto, dois dos pastorinhos a quem a Virgem Maria apareceu.

Bruni recordou que, durante esta visita, o Papa pediu aos cristãos que fossem “esperança” uns para os outros. Ele também lembrou que esta será a primeira JMJ a ser realizada após a pandemia de Covid-19, que levou inclusive à alteração da data do evento – inicialmente, a Jornada seria realizada em 2022.

A JMJ Lisboa 2023

O diretor da sala de imprensa vaticana confirmou que a JMJ conta com mais de 330 mil inscritos, oriundos de 200 países – 20 mil voluntários chegam de 150 países diferentes. Mais de 700 bispos e 20 cardeais também confirmaram presença no encontro.

Segundo Bruni, durante a JMJ, seguramente a paz será o centro das orações. Ele também declarou que o Santo Padre fará, ao todo, 11 pronunciamentos públicos, sendo nove discursos e duas homilias. Apenas a primeira mensagem será feita em italiano – o restante se dará em espanhol, “a língua do Papa”.

Programa do Papa: primeiros dias em Portugal

Francisco partirá de Roma na terça-feira, 2, às 7h50 no horário local. Os prefeitos dos Dicastérios para os Leigos, a Família e a Vida, para a Cultura e a Educação e para os Bispos, Cardeal Kevin Joseph Farrell, Cardeal José Tolentino de Mendonça e Dom Robert Prevost, respectivamente, acompanharão o Papa, além de um funcionário da Secretaria de Estado do Vaticano, um médico e um enfermeiro. O avião sobrevoará Itália, França e Espanha durante o trajeto.

Sua chegada a Lisboa está prevista para as 10h do horário local. Ele será recebido no Palácio Nacional de Belém, onde se reunirá com o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa. Depois, no Centro Cultural de Belém, o Pontífice se encontrará com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático (cerca de mil pessoas). À tarde, o Papa ainda irá ao encontro do primeiro-ministro e o presidente da Assembleia do país e rezará as vésperas com religiosos no Mosteiro dos Jerônimos.

Na quarta-feira, 3, o Santo Padre se encontrará com universitários na Universidade Católica Portuguesa e com os jovens de Scholas Occurrentes, no município de Cascais. De volta a Lisboa, acontece a Cerimônia de Acolhimento, às 17h45, no Parque Eduardo VII. No dia seguinte, pela manhã, o Papa atenderá a confissões de alguns jovens e se encontrará com representantes de alguns centros de assistência social e caridade. Ele também almoçará com alguns jovens, e participará da Via-Sacra às 18h, também no Parque Eduardo VII.

Fim de semana e encerramento da Jornada

Abrindo a programação do fim de semana, Francisco se dirigirá de helicóptero ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Lá, fará um discurso e rezará o terço com alguns jovens doentes, além de oferecer uma coroa de ouro à Virgem Maria. Após retornar à capital portuguesa, o Pontífice terá um encontro privado com alguns irmãos jesuítas e, às 20h45, participará da vigília com os jovens no Parque Tejo, com volta à Nunciatura Apostólica prevista para duas horas após.

O último dia de JMJ começará com a Missa de encerramento, às 9h, no Parque Tejo. Logo após, o Papa irá rezar o Angelus, anunciar a sede da próxima Jornada e entregar a cruz da JMJ para alguns jovens. À tarde, Francisco ainda se encontrará com os voluntários que se empenharam para organizar o evento antes de embarcar para a viagem de volta, às 18h15, no horário local. Sua chegada a Roma está prevista para as 22h15 do horário local.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo