Em prol da paz

Santa Sé defende "negociação séria e sincera" para crise na Venezuela

Desde início de abril, protestos na Venezuela já causaram 75 mortos

Rádio Vaticano

Responder à crise na Venezuela com uma negociação séria e sincera entre as partes. É o que defende a Santa Sé, por meio de seu Observador Permanente na ONU, Dom Bernardito Auza, na declaração dirigida à Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), reunida até esta quarta-feira, 21, em Cancun, no México.

A Santa Sé reitera desta forma a posição que vem adotando em relação à grave situação vivida na Venezuela. Em diversas ocasiões desde o início da crise, recorda Dom Auza, o Papa Francisco, o Secretário de Estado Pietro Parolin e a Conferência Episcopal venezuelana pediram às instituições e às forças políticas – superando interesses das partes e ideologias – para ouvir a voz do povo. A Santa Sé, sublinha o bispo, sempre exortou todos os líderes políticos a não medirem esforços para por fim à violência.

Condições para uma negociação séria

Dom Auza explica que o caminho para uma solução pacífica pode ser buscado por uma negociação a ser articulada com base nas indicações ilustradas na carta de primeiro de dezembro de 2016, escrita pelo secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin.

No documento, o purpurado pedia, entre outras coisas, que fosse adotado um caminho que levasse à eleições livres e solicitava medidas para fornecer ajudas humanitárias, alimento e remédios.

Na carta de 2016, o Secretário de Estado exortava também a serem tomadas medidas que levassem à libertação dos presos políticos.

Negociação apoiada pela comunidade internacional

Neste cenário de crise, marcado pela violência que atingiu também a Igreja venezuelana, existem ulteriores riscos. A recente decisão do governo de convocar uma Assembleia Constituinte – sublinha em particular Dom Auza – ao invés de ajudar a resolver os problemas, pode complicar a situação e colocar em perigo o futuro democrático do país.

Ao concluir, o Observador Permanente da Santa Sé afirmou que é bem vista a iniciativa de que um grupo de países da região e eventualmente de outros continentes – escolhidos quer pelo governo como pela oposição – acompanhem a negociação na qualidade de garantes.

Desde o início de abril, ao menos 75 pessoas morreram nos choques entre manifestantes e polícia e continua a faltar alimentos e remédios.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo