Proteção de menores

Reunião no Vaticano: carta exorta bispos a encontro com vítimas de abusos

Comunicado é de autoria da Comissão Organizadora do encontro sobre a proteção de menores, que acontecerá em fevereiro, no Vaticano

Da redação, com Vatican News

“Os organizadores estão pedindo aos participantes para que se encontrem com as vítimas de abusos em seus próprios países antes de virem para a reunião de fevereiro. E esta é uma maneira concreta de colocar as vítimas em primeiro lugar, e verdadeiramente perceber o horror que viveram”. É o que afirma o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, ao comentar a carta da Comissão aos participantes do encontro de 21 a 24 de fevereiro sobre abusos, divulgada nesta terça-feira, 18.

Leia mais
.: Em Knock, Papa reza por vítimas de abusos e pede por verdade e justiça
.: Vítimas de abusos precisam de mais atenção, reitera órgão vaticano
.: Vítimas de abusos sexuais farão parte de Comissão do Vaticano

“O encontro sobre a proteção de menores – completou Burke — será focada em três tópicos principais: responsabilidade, assunção de responsabilidades e transparência”. O primeiro passo, lê-se na carta, é o de reconhecer a verdade do que aconteceu: “por esta razão, exortamos todos os presidentes das Conferências Episcopais para buscarem e encontrarem as vítimas sobreviventes aos abusos sexuais por parte do clero nos respectivos países, antes do encontro em Roma, para realmente entender o sofrimento que suportaram”.

As vítimas em primeiro lugar

Segundo a Comissão Organizadora, os encontros pessoais serão uma forma concreta para garantir que as vítimas tenham o primeiro lugar nas mentes de todos no encontro de fevereiro. “Um encontro animado pelo espírito de solidariedade, humildade e penitência, para seguir em frente no enfrentamento da crise dos abusos”, diz a carta.

No texto, a Comissão agradece os participantes, em nome do Papa, pelo apoio à preparação do encontro: “O Santo Padre está convencido de que através da cooperação colegial, os desafios que a Igreja enfrenta podem ser enfrentados”. A carta também contém um questionário a ser preenchido com informações para uma preparação adequada do encontro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo