Presente do Reitor-mor

Relíquia de Dom Bosco chega neste domingo ao Santuário em Brasília

Lembrança foi dada pelo Reito-mor da Congregação Salesiana e ficará permanentemente no Santuário Dom Bosco na capital federal

Da redação, com Arquidiocese de Brasília

Projeto da Cripta enviado pelos Salesianos / Foto: Divulgação Arquidiocese de Brasília

O Santuário Dom Bosco, em Brasília (DF), prepara-se para receber neste domingo, 27, a relíquia de Dom Bosco, que ficará em caráter permanente no local.

O presente — uma réplica fidedigna da urna que fica em Turim, na Itália, e contém a estátua de Dom Bosco em tamanho real e um pedaço de osso do braço direito, com o qual o santo abençoava a todos que dele se aproximavam — foi um presente do Reito-mor da Congregação Salesiana, padre Ângel Fernández Artime.

De acordo com os salesianos, a forte ligação de São João Bosco com a capital federal foi o motivo de Brasília ter sido presenteada com a relíquia: o santo profetizou a fundação da cidade 77 anos antes de sua construção. No Santuário, uma cripta foi construída em seu subsolo e lá a urna ficará exposta. Ainda haverá uma sala que contará com uma projeção que relatará a vida do santo salesiano.

Em entrevista ao site Boletim Salesiano, o responsável pela Inspetoria São João Bosco (ISJB), da qual fazem partes as unidades de Brasília, padre Orestes Fistarol, encheu-se de alegria com o presente. “Somos profundamente gratos ao Reitor-mor e ao Conselho Geral por esta decisão”, declarou.

Programação

A previsão é que a relíquia chegue ao Santuário Dom Bosco neste domingo, 27, por volta das 10h.

Neste dia, estão sendo programadas várias atividades festivas no Santuário. As comemorações terão início às 08h30, com a caminhada saindo da Catedral rumo ao Santuário. Ao chegar ao templo, por volta de 10h, o Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, presidirá a Missa. Em seguida, haverá a cerimônia de inauguração e bênção da Cripta e a entronização da Urna Relíquia de São João Bosco.

Peregrinação da relíquia

A urna com a relíquia insigne e a estátua de Dom Bosco iniciou, em 2009, a peregrinação pelo mundo todo, passando por cada um dos cinco continentes com presença Salesiana, em celebração aos 150 anos de fundação da Congregação Salesiana e em preparação ao Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco. No Brasil, as relíquias passaram pelas cinco regiões entre 2009 e 2010.

Somente ao final das visitações, em agosto de 2015, quando eram preparadas, no Brasil, as comemorações para o Bicentenário do nascimento de Dom Bosco, foi divulgada a informação que a Capital Federal teria a honra de ficar com a Relíquia insigne de Dom Bosco.

Desde então, iniciou-se o processo de oficialização do processo de permanência da relíquia em território brasileiro.

Mensalmente, o Santuário recebe a visita de 2 mil pessoas. Após a permanência da relíquia, o templo calcula que quatro mil pessoas passem pelo local mensalmente para conhecer o Santuário e venerar a relíquia do Padroeiro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo