Uma religiosa e cinco postulantes morreram no terremoto que atingiu o Equador no sábado; até agora, são pelos menos 272 mortos
Da Redação, com Agência Fides
Uma religiosa e cinco postulantes da comunidade das irmãs “Siervas del Hogar de la Madre” de Playa Prieta estão entre as vítimas do terremoto que atingiu o litoral do Equador na noite do último sábado, 16. Até o momento, são pelo menos 272 mortos e 2068 feridos, dos quais alguns em estado grave.
Em meio às ruínas, perderam a vida a missionária irmã Clare Crocket (irlandesa, há 15 anos no Equador) e 5 postulantes: Jazmina, María Augusta, Maira, Valeria e Catalina. Os socorristas conseguiram tirar dos escombros, vivas, mas feridas, outras três religiosas da comunidade ainda hospitalizadas: irmã Estela Morales (espanhola), irmã Merly (equatoriana), irmã Thérèse Ryan (irlandesa), e duas postulantes equatorianas: Guadalupe e Mercedes.
As Siervas del Hogar de la Madre administram uma escola na Costa que, segundo as redes sociais da área, foi completamente destruída pelo terremoto.
“Diante do forte terremoto ocorrido no Equador, da morte de muitas pessoas e dos prejuízos em imóveis de tantas cidades, os Bispos do Equador querem oferecer ao povo equatoriano uma palavra de confiança no Senhor”, consta no comunicado da Conferência Episcopal do Equador.
“Nosso pensamento – escrevem os Bispos – dirige-se especialmente aos nossos irmãos nas províncias de Manabi e Esmeraldas, aparentemente os mais atingidos, e convidamos todos a participarem da coleta nacional para as vítimas, a fim de socorrer suas necessidades mais urgentes”.
O primeiro relatório da Caritas-Equador assinala ter recebido 4.068 pedidos de ajuda de 23 províncias do país, inclusive chamados de Ipiales e Pasto, duas cidades da Colômbia.
A Defesa Civil informou que o tremor, de 7,8 graus na Escala Richter, foi o mais forte desde 1979.