Papa expressa pesar às vítimas do terremoto no Paquistão

O terremoto atingiu o Afeganistão e o Paquistão, nesta segunda-feira, 26, deixando até o momento 370 mortos e mais de 2 mil feridos

Da redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco expressou seu pesar pelo terremoto de 7,5 graus da escala Richter que atingiu o Afeganistão e o Paquistão, nesta segunda-feira, 26, deixando até o momento 370 mortos e mais de 2 mil feridos. Vilarejos inteiros foram destruídos e há muitas dificuldades para as operações de socorro chegarem às regiões montanhosas atingidas evento natural.

Num telegrama assinado pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, endereçado ao Núncio Apostólico no Paquistão, Ghaleb Moussa Abdalla Bader, o Santo Padre expressa a sua solidariedade a todos aqueles que foram atingidos pelo abalo sísmico, oferecendo suas orações pelas vítimas, bem como pelos feridos e os desaparecidos.

O Pontífice pede a Bênção divina para todos aqueles que perderam seus entes queridos, bem como para as autoridades civis e os agentes empenhados nas operações de socorro.

O terremoto

A província de Khyber Pakhtunkhwa é a área mais afetada. As pessoas pensavam que a terra iria se abrir sob seus pés, disseram fontes locais. Isso já havia acontecido em 2005; naquela ocasião morreram quase 80 mil pessoas.

Um terremoto de 7,5 atravessou toda a Ásia Central de Cabul à Índia. Mas o epicentro foi ao norte da capital afegã, na fronteira com o Paquistão. Pelo menos 300 vítimas no Paquistão, 70 no Afeganistão, mas as autoridades temem que o balanço esteja destinado a subir. Doze estudantes morreram esmagados enquanto escapavam da escola.

A área atingida é montanhosa e de difícil acesso; faz frio e o movimento das encostas podem causar deslizamentos do terreno. As equipes de resgate continuam os trabalhos para encontrar sobreviventes em uma das áreas mais pobres e menos servidas do país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo