conflito

Putin anuncia cessar-fogo na Ucrânia a partir de domingo

Com o intuito de diminuir a violência da Ucrânia, entra em vigor, neste domingo, 15, o acordo para acabar com os combates no país

Da redação, com Reuters

Os líderes da Alemanha, França, Rússia e Ucrânia chegaram a um acordo para acabar com os combates no leste da Ucrânia, disseram nesta quinta-feira, 12, os participantes da reunião de cúpula.

A notícia surgiu num momento em que a Ucrânia recebeu a oferta de um empréstimo de 40 bilhões de dólares, por parte do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os quatro líderes se comprometeram a respeitar a soberania e integridade territorial da Ucrânia, de acordo com uma declaração conjunta distribuída pelo Kremlin.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou em declarações a jornalistas, após quase 16 horas de conversas: “Nós conseguimos fazer um acordo sobre as questões principais”, acrescentando que um cessar-fogo deve entrar em vigor no dia 15 de fevereiro.

“A principal coisa alcançada é que a partir de sábado para domingo deve ser declarado um cessar-fogo geral, sem quaisquer condições em aspecto algum”, disse o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, aos jornalistas.

O presidente francês, François Hollande, afirmou que ainda há muito trabalho a ser feito sobre a crise na Ucrânia, mas o acordo é uma oportunidade real para melhorar a situação. Ele disse que os separatistas pró-russos, que a certo ponto pareciam rejeitar o acordo, deram seu aval.

Nesta terça-feira, 10, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, divulgou um comunicado oficial no qual reiterou o compromisso do Papa Francisco e da diplomacia da Santa Sé em favor de um cessar-fogo no país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo