Papa renova apelo pela paz na Ucrânia: "diálogo é o caminho"

Francisco pediu o fim da violência fratricida, destacando que a oração é o “protesto” dos cristãos em tempos de guerra

Jéssica Marçal
Da Redação

A recente onda de violência na Ucrânia fez o Papa Francisco renovar seu apelo pela paz no país nesta quarta-feira, 4. Após a catequese, ele lamentou a “horrível violência fratricida” que continua fazendo vítimas, entre as quais muitos civis.

Francisco reconheceu com pesar que a situação está piorando. Nos últimos dias, pelo menos 16 civis morreram e dezenas de outras pessoas ficaram feridas com novos confrontos entre forças do governo e separatistas.

O Papa pediu orações pelas vítimas e familiares, além de reiterar seu pedido de paz. “Renovo um apelo a fim de que se faça todo esforço, também a nível internacional, pela retomada do diálogo, único caminho possível para restaurar a paz e a concórdia”.

Francisco revelou sua tristeza ao ouvir as palavras “vitória” ou “derrota”, uma vez que a única palavra justa é “paz”.  “Eu penso em vocês, irmãos e irmãs ucranianos. Esta é uma guerra entre cristãos! Vocês todos têm o mesmo Batismo e estão lutando entre cristãos. Pensem nisto, neste escândalo. E rezemos todos, porque a oração é o nosso protesto diante de Deus em tempo de guerra”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo