Alerta

Professor sobre conflito na Ucrânia: tem matado também o meio ambiente

Chefe do setor ambiental da Igreja Católica Greco-Ucraniana alertou para os rastros de morte e destruição que a guerra tem deixado

Da redação, com Vatican News

Foto: CNA Images

A guerra é uma tragédia de todos os pontos de vista: vidas humanas anuladas, lugares devastados por bombardeios e destruição do meio ambiente. A veracidade destas palavras é confirmada pela encíclica do Papa Francisco Laudato si’.

Isto tem acontecido na Ucrânia, onde as pessoas e o meio ambiente estão sofrendo por causa da invasão do exército russo, que começou exatamente há três meses.

O testemunho do chefe do setor ambiental da Igreja Católica Greco-Ucraniana, Volodymyr Sheremeta, revela todos os dramas de um conflito que vem causando morte e destruição. 

Parece que o confronto diário com a perda de tantas vidas e o sofrimento sem precedentes não deixa espaço para outras preocupações.

 “A guerra destrói a flora e a fauna, destrói as casas, ameaça a saúde e a vida humana, o bem-estar das gerações atuais e futuras”, afirma o professor Volodymyr Sheremeta.

O risco nuclear

A gravidade dos riscos ambientais vai além do território da Ucrânia. “O mundo inteiro lembra das graves consequências sócio-ambientais e dos perigos para milhões de pessoas devido à radiação após a explosão do reator nuclear de Chernobyl em 1986”, continua Volodymyr Sheremeta.

Já no primeiro dia desta guerra a usina nuclear de Chernobyl foi ocupada pelos militares russos, que depois a abandonaram no final de março. A maior usina nuclear da Europa em Enerhodar (perto de Zaporizhia) foi atingida pela artilharia russa e ainda está sob controle russo.

“Hoje existem quatro usinas nucleares na Ucrânia com 15 reatores ativos, qualquer uma delas, nesta guerra, poderia se tornar um alvo potencial do agressor e representar uma séria ameaça ao meio ambiente e à vida de milhões de pessoas não apenas na Ucrânia, mas também na Europa e no mundo inteiro”, acrescenta ele.

Minas terrestres

Outro grave problema ecológico que permanecerá por décadas, afirma ainda continua Sheremeta, são as minas espalhadas por grandes áreas do país. Todos os dias há relatos de pessoas mortas ou feridas como resultado de uma explosão de mina, especialmente agricultores que vão para os campos com máquinas para trabalhar na terra. 

“Como a guerra destrói não apenas vidas humanas, mas também resulta na dor e sofrimento de toda a Criação com as muitas consequências ambientais a longo prazo para a própria vida humana e para o bem comum”, acrescenta Volodymyr.

Preservando a Criação

O professor disse também que, apesar da guerra, o Setor do Meio Ambiente, localizado na Ucrânia ocidental, continuou a cumprir sua missão: proteger e preservar a criação de Deus, da qual o próprio homem é parte integrante.

“Nosso serviço sempre foi muito antropocêntrico, focado não tanto na superação dos desafios ambientais externos ou dos sintomas de doenças ambientais no planeta, mas na pessoa que pode se tornar a principal causa ou mesmo a vítima de problemas ambientais”, explica.

Entre as iniciativas lançadas está “Plantando a Árvore da Paz”, lançada há oito anos no início da guerra no leste da Ucrânia, e foi retomada, sempre que possível, este ano. 

O projeto inclui tradicionais acampamentos de verão para crianças e jovens, que, através da oração, jogos educativos e apresentações multimidiais, aprendem as bases do ensino cristão sobre o cuidado com a Criação. 

“Este ano planejamos envolver também nossos refugiados nestes acampamentos de verão: crianças e jovens que tiveram que fugir das partes mais afetadas pela guerra do país”, conclui o professor Sheremeta.  

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo