Preocupação

Bispo sobre a Síria: pessoas continuam a morrer, só que agora de fome

Dom Joseph Tobji manifestou preocupação com a situação cada vez mais delicada do país

Da redação, com Vatican News 

Foto: CNA Images

O arcebispo de Alepo dos Maronitas, Dom Joseph Tobji, manifestou preocupação com a situação cada vez mais delicada da Síria. O país, marcado por anos sangrentos de guerra, agora vê seus filhos morrerem não por causa de bombas, mas por causa dos embargos.

“Aqui, a situação está ficando cada vez pior a cada dia. Cerca de 90% da população está vivendo abaixo do nível de pobreza, enquanto o mundo nos esqueceu”, declarou.

Paradoxalmente, explica o arcebispo, em quase todo o país não há mais combates, com exceção das áreas do norte, mas as pessoas continuam a morrer: agora morrem de fome.

Sofrimento também pela guerra na Ucrânia

A guerra na Ucrânia multiplicou o sofrimento, aumentando o número de carentes e famintos. “Toda a população se tornou mendiga”, diz Dom Tobji.  A guerra privou ainda mais a chegada de grãos, petróleo e gás. Os sírios tem apenas duas horas por dia de eletricidade, sem diesel para operar os geradores. 

Leia mais
.: Bispo afirma que cristãos na Síria pedem ajuda: “Aqui não há futuro”

“A corrupção cresce à medida que a pobreza aumenta”, comentou.

Igrejas unidas pela ajuda

O papel da Igreja como sinal de esperança é resumido pelo arcebispo de Alepo dos Maronitas: “Sem a Igreja, as pessoas não poderiam viver”. 

O prelado se orgulha de dizer que em Alepo “os seis bispos católicos de diferentes ritos, juntamente com os três bispos ortodoxos, estão trabalhando unidos para levar ajuda material e espiritual. Um caminho, no entanto, que é realmente difícil de continuar”.

Os jovens fogem

Outro problema sério que a Síria enfrenta é o dos jovens que tentam sair do país clandestinamente. “Muitos”, denuncia Dom Tobji, “tentam fugir e isto significa que a nação perde, para cada jovem que foge, é uma família que poderia ter sido gerada”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo