Despedida

Peregrinos dão alegre adeus a Roma após beatificação de JPII

Os peregrinos que vieram a Roma para acompanhar a beatificação de João Paulo II já começam a deixar a cidade, mas o número de pessoas nas ruas de Roma e nas mediações da Praça São Pedro ainda é grande nesta segunda feira, 2, pois algumas atividades em ação de graças pelo Beato Karol Wojtyla ainda estão acontecendo em vários lugares da cidade.

Acesse
.: Página especial da beatificação de JPII
.: Fotos no Flickr

Nesta segunda-feira, os restos mortais de João Paulo II ficaram expostos para a visitação e veneração. Às 16h (horário de Roma) foi recitado o rosário e às 17h o acesso à Basílica de São Pedro foi encerrado, pois às 21h, os restos mortais de Karol Wojtyla foram transladados para a Capela São Sebastião. No entanto, o clima é de festa entre muitos grupos que permanecem na capital italiana, na sua maioria peregrinos da Polônia, terra natal do Papa polonês.

“Eu já pedi graças a João Paulo II e recebi” nos conta Catalina Samora, que veio de Tenerife nas Ilhas Canárias, Espanha. Segundo a peregrina João Paulo II foi uma das pessoas mais importantes não só dos tempos atuais, mas da história da humanidade.

“Quando o Papa foi a Cuba eu fiz questão de ir, e lá encontrei escrito no jornal uma frase de Fidel Castro que dizia: ‘João Paulo II foi o hospede mais honroso que Cuba já teve’”, partilha Catalina.

Para peruana Sofia, João Paulo II foi um presente de Deus. “João Paulo II nos ensinou com sua vida; nos ensinou como rezar, como ter fé, nos ensinou como viver enfermo. Para mim, foi uma alegria muito grande estar aqui estes dias”, concluiu a peregrina que veio com um grupo de amigas.

Mais de um milhão de pessoas de 87 países passaram por Roma neste final de semana para a beatificação de João Paulo II, sendo destas cerca de 100 mil polacos, 100 cardeais, 500 bispos, 800 sacerdotes e 16 chefes de Estado.

A organização da Cidade de Roma também foi à altura da festa, quase 4 mil policiais, 500 voluntários, 200 pontos de informações, 300 pessoas do serviço de limpeza, um hospital de campanha, 87 ambulâncias com paramédicos e pessoal treinado.

Ainda na segunda-feira, um concerto em homenagem ao Beato Karol Wojtyla foi oferecido à população de Roma e aos peregrinos que ainda permanecerem na cidade. O evento aconteceu na Praça do Capitólio, uma das principais da cidade de Roma. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo