NOBEL

Nobel de Física vai para descoberta relacionada ao buraco negro

O prêmio Nobel de Física foi indicado a três cientistas que fizeram descobertas relacionadas à formação do buraco negro

Da redação, com Reuters

Goran Hansson, secretário-geral do comitê do prêmio Nobel, anuncia os vencedores deste ano na categoria Física / Foto: Reprodução Reuters

Os cientistas Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez ganharam o Prêmio Nobel de Física de 2020 por suas descobertas sobre um dos fenômenos mais exóticos do universo, o buraco negro, segundo o órgão premiado informou nesta terça-feira, 6.

Penrose, professor da Universidade de Oxford, ganhou metade do prêmio por seu trabalho que lançou mão da matemática para provar que os buracos negros são uma consequência direta da teoria geral da relatividade.

Genzel, do Instituto Max Planck e da University of California, Berkeley, e Ghez, da University of California, Los Angeles, dividiram a outra metade por descobrir que um objeto invisível e extremamente pesado governa as órbitas das estrelas no centro de nossa galáxia.

“A Academia Real de Ciências da Suécia decidiu, nesta terça-feira, 7, conceder o Prêmio Nobel de Física 2020 com metade a Roger Penrose, pela descoberta de que a formação de buracos negros é uma previsão robusta da teoria geral da relatividade. E a outra metade, juntamente com Andrea Ghez e Reinhard Genzel, pela descoberta de um objeto compacto supermassivo no centro de nossa galáxia”, disse secretário-geral do comitê do prêmio Nobel, Goran Hansson.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo