Na Sexta da Misericórdia, Papa chegou de surpresa à comunidade San Carlo, que trabalha na recuperação de dependentes químicos
Da Redação, com site oficial do Jubileu
Nesta sexta-feira, 26, o gesto de misericórdia do Papa Francisco foi uma visita à Comunidade Terapêutica São Carlos, de recuperação de dependentes químicos, localizada na periferia de Roma. Os gestos do Papa são sempre realizados às sextas-feiras, chamadas “Sexta da Misericórdia”, e repercorrem simbolicamente as obras de misericórdia nesse período do Ano Santo dedicado ao tema.
Francisco chegou se surpresa ao local fundado por Dom Mario Picchi e que acolhe, atualmente, 55 pessoas em processo de recuperação para abandonar a dependência das drogas. A surpresa foi geral e a comoção tocou a todos, informa o site oficial do Jubileu da Misericórdia.
O Papa permaneceu junto aos jovens, ouviu suas histórias e fez com que todos sentissem sua proximidade. Francisco enfatizou que eles não devem se deixar devorar pela “metástase” da droga e, com um abraço, quis fazer os presentes compreenderem quanto o caminho iniciado em comunidade é uma real possibilidade para exprimir uma vida digna de ser vivida.
Outros gestos de misericórdia do Papa
.: Ano da Misericórdia: Papa visita idosos em casa de repouso
.: Papa abre Porta Santa da Caridade em albergue da Caritas
Francisco também destacou a necessidade de confiar na força da misericórdia, que continua a apoiar a peregrinação dos homens e que, acompanhando-os nas horas mais frias, faz sentir o calor da sua presença e reveste o homem de sua dignidade.
A visita do Papa a um centro de recuperação de dependentes químicos é um sinal concreto de suas mensagens deixadas na recente viagem ao México. Um dos pontos-forte nessa viagem foi justamente a firme palavra de Francisco ao denunciar o narcotráfico.