No Vaticano

Papa recebe em audiência a Comunidade Shalom, que completa 35 anos

Na audiência, Papa frisou necessidade de diálogo entre jovens e idosos e criticou cultura do egoísmo

Da redação, com Rádio Vaticano

Papa cumprimenta fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo / Foto: Reprodução CTV

O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, 4, em audiência no Vaticano cerca de três mil integrantes da Comunidade Católica Shalom, entre jovens, famílias e sacerdotes, provenientes de 26 países. A comunidade se encontra em Roma entre os dias 3 e 9 de setembro para celebrar os 35 anos da instituição.

A audiência consistiu em perguntas de jovens de várias nacionalidades e as respostas do Santo Padre. O Brasil foi representado por Mateus, 22 anos, que venceu a dependência química.

Em clima descontraído, o Pontífice falou do anúncio do Evangelho, dos perigos da autorreferencialidade e do papel dos jovens na Igreja e na sociedade.

Cultura do narcisismo – quebrar os espelhos

O Papa destacou que a cultura atual é muito egoísta, com uma dose muito grande de narcisismo, e explicou que a consequência disso é contemplar a si mesmos e, portanto, ignorar os outros.

“O narcisismo produz tristeza, porque significa maquiar a alma todos os dias. É a doença do espelho. Quebrem os espelhos, jovens. O espelho engana. Olhem para fora, para os demais, fujam dessa cultura que vivemos, que é consumista e narcisista. E se quiserem olhar para o espelho, olhem para rir de si mesmos. Saber rir de si mesmo, isso nos dá alegria”, exortou.

Diálogo, promessa de futuro

Como conselho à Comunidade Shalom, Francisco apontou a necessidade do diálogo entre os jovens e os membros mais antigos. “É preciso passar a herança, o carisma, a vivência interior de vocês. Um dos desafios que este mundo nos pede é o diálogo entre os jovens e os idosos. Os jovens necessitam escutar os idosos para ouvir a sabedoria que chega do coração e os impulsiona adiante. Animem-se neste diálogo, que é promessa de futuro.”

O Papa concluiu com uma brincadeira, desta vez envolvendo o fundador da Comunidade, Moysés Azevedo. “Ao responder esta última pergunta fiquei com uma dúvida: Moysés é jovem ou idoso?” “Sou como o Senhor, Santo Padre”, respondeu Moysés, enquanto os integrantes da Comunidade gritavam “jovem”.

“Os jovens necessitam escutar os idosos para ouvir a sabedoria que chega do coração e os impulsiona adiante. Animem-se neste diálogo, que é promessa de futuro”, disse Francisco / Foto: Reprodução CTV

Convenção Shalom

Na tarde desta segunda-feira, 4, a Comunidade abre o Congresso Internacional de Jovens Shalom com a Santa Missa às 16h na Basílica de São João de Latrão. Amanhã, o Congresso segue com palestras, shows, momentos de oração, além de pregação do fundador da Comunidade a partir das 9h, no Auditorium della Conciliazione em Roma. A Missa será presidida pelo Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell.

No dia 7, a Convenção vai até Assis, a 130 quilômetros de Roma. O pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, ministrará palestra para os participantes, a partir das 14h30, na Basílica papal de São Francisco.

No dia 8, a programação se volta para a Liturgia Mariana pela Festa da Natividade de Nossa Senhora, a partir das 13h30, na Basílica Santa Maria Maior, em Roma.

Por fim, no dia 9, haverá um novo envio missionário através da pregação do padre francês Daniel-Ange com o tema “O Espírito Santo te envia à missão” e Missa presidida pelo Cardeal Lorenzo Baldisseri, a partir das 9h, na Basílica de São Paulo fora dos muros.

A Comunidade

A Comunidade Católica Shalom, reconhecida pela Igreja Católica como Associação Internacional Privada de Fiéis, nasceu em Fortaleza (Brasil), em 9 de julho de 1980, através do jovem de 20 anos, Moysés Azevedo, que quis dar, como presente a Deus, sua vida e sua juventude ao serviço da Igreja para a evangelização de outros jovens. Isso aconteceu por ocasião da visita de São João Paulo II ao Brasil naquele ano.

Exatamente dois anos depois, foi inaugurado o seu primeiro Centro de Evangelização, que surgiu como uma lanchonete para evangelizar os jovens. Desde então, partindo do Brasil e chegando atualmente a 30 países, desenvolve trabalhos de evangelização variados, sempre tendo como protagonistas os jovens.

Em vista da peregrinação à Roma, a Penitenciaria Apostólica do Vaticano concedeu aos milhares de fiéis a indulgência plenária.

Assista audiência do Papa com Comunidade Shalom

?Ouça também:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo