#JubileuRCC

Fundador da Shalom fala de elementos essenciais da RCC

Moysés Azevedo participou hoje do Congresso Nacional da RCC, que marca o Jubileu de Ouro do movimento

Jéssica Marçal
Da Redação

Moysés Azevedo no Congresso Nacional da RCC / Foto: Wesley Almeida-Canção Nova

As comemorações pelo Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica continuam nesta sexta-feira, 30, na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP). A manhã começou com animação conduzida pelo padre Marcelo Rossi, um dos ícones do movimento carismático no Brasil.

“A multidão dos fiéis era um só coração (At 4, 32)” foi o tema da primeira pregação da manhã, feita pelo fundador e moderador geral da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo. A Shalom é uma das comunidades expressivas dentro da RCC; ela está presente em dioceses em vários países com a missão de evangelizar e formar filhos de Deus.

Acesse
.: Transcrição de trechos da pregação

.: Mais notícias sobre o Jubileu de Ouro da RCC

Moyses citou os elementos fundamentais da Renovação Carismática Católica, lembrando que o Papa Francisco tem insistido em olhar para a Renovação e compreendê-la como uma corrente de graças, que não é homogênea, mas inclui diversidade de realidades, um sopro renovador do Espírito para todos os membros da Igreja.

O primeiro elemento dessa corrente de graças é o Batismo no Espírito Santo e o derramamento dos carismas. “Quando a gente tem essa experiência do Batismo no Espírito Santo a nossa vida se transforma. Estamos celebrando 50 anos e é oportuno a gente se recordar disso; é uma coisa que marca a nossa história, a nossa vida”, disse Moyses, partilhando sua própria experiência, quando ainda era bem jovem, aos 16 anos de idade.

Uma segunda dimensão muito forte dessa corrente de graças é o reconhecimento de que Jesus é o Senhor. “Quem faz essa experiência do Batismo no Espírito Santo tem e entra nesse mistério, nessa rendição do coração a Jesus, o Senhor. (…) A partir desse momento nós não queremos viver mais para nós mesmos, queremos viver para Ele (Jesus)”.

Centro de Evangelização, na Canção Nova, reúne fiéis na comemoração dos 50 anos da Renovação Carismática Católica / Foto; Wesle Almeida-Canção Nova

As novas comunidades

Moyses citou como terceiro elemento da RCC o carisma fundador, que faz surgir as chamadas novas comunidades. Trata-se de homens e mulheres que fundaram as comunidades não por sua própria cabeça, mas por inspiração, por unção e desígnio do próprio Espírito.

“Eu me lembro do nascimento da comunidade (Shalom), desculpe, mas eu nem sabia o que estava fazendo! Eu tinha um desejo imenso de dar de graça o que de graça eu recebi, principalmente para os jovens (…) Estava claro pra mim, o Espírito Santo movia o meu coração, eu deveria entregar a minha vida e a minha juventude para evangelizar os jovens mais distantes de Cristo e da Igreja, e com eles, os homens, as mulheres, a humanidade”.

Propósito: a evangelização

Tudo isso, segundo Moysés, é feito por Deus para a missão, para a evangelização do mundo, como uma resposta do Espírito Santo para os tempos de hoje. 

Concluindo a pregação, Moyses falou do quinto elemento da RCC que é a unidade: unidade para a missão. Ele citou o Papa Francisco, que fala de unidade como harmonia, dando como exemplo uma orquestra em que cada instrumento, com sua identidade, gera uma harmonia.

É o Espírito Santo, disse Moyses, que suscita a diversidade e, ao mesmo tempo, a unidade e a harmonia. “Unidade não é uniformidade, unidade é harmonia. Os carismas são diferentes, mas pertencemos e temos os elementos comuns dessa corrente de graças, dessa efusão do Espírito Santo e somos chamados a gerar essa harmonia entre nós”.

E o caminho para construir a unidade está no Evangelho. “Buscar a glória de Deus e o serviço aos homens, aí a gente vai ver que ninguém é ameaça, vamos estar juntos porque cada realidade é um dom de Deus para buscarmos juntos a glória de Deus e o serviço à humanidade”.

Programação

Finalizando a manhã, a programação do Congresso Nacional da RCC segue com a pregação de Maria Eugênia de Gôngora (Sheny), que tem como tema “E com eles estava Maria (At 1, 14).

Na parte da tarde, a partir das 14h20, o evento terá o testemunho do padre colombiano Diego Jaramillo, e às 16h a Santa Missa presidida pelo arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo