Em um telegrama enviado pelo cardeal Pietro Parolin ao Patriarca de Lisboa, o Pontífice lamentou o acidente que tirou a vida de diversas pessoas na capital portuguesa
Da redação, com Boletim da Santa Sé

Polícia guarda local de acidente com funicular em Lisboa / Foto: Reprodução Reuters
Em um telegrama, o Papa Leão XIV lamentou o acidente em Lisboa, capital de Portugal, envolvendo um funicular — sistem ferroviário que, com um cabo de aço, move dois veículos, ou “cabines”, em trilhos, subindo e descendo encostas íngremes de forma sincronizada.
“O Sumo Pontífice informado da triste notícia do acidente ocorrido ontem em Lisboa do qual se registam várias vítimas mortais e feridos pede a Vossa Excelência que transmita às famílias enlutadas sentidas condolências, bem como a sua proximidade espiritual. Ao mesmo tempo implora do céu o completo restabelecimento dos feridos, e a força da esperança cristã para quantos foram atingidos por esse desastre. O Santo Padre lembra com especial gratidão aqueles que trabalharam nas operações de socorro e a todos, especialmente aos familiares dos falecidos, concede uma reconfortante bênçao apostólica”, disse o Papa por meio de um telegrama enviado pelo Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
De acordo com a Defesa Civil de Lisboa, sete homens e oito mulheres perderam a vida. Há estrangeiros entre as vítimas, cujas nacionalidades ainda não foram reveladas.