Francisco estará na cidade italiana durante exposição do Santo Sudário; na programação, encontro com os salesianos
Jéssica Marçal, com Boletim da Santa Sé
Da Redação
A programação da viagem do Papa Francisco a Turim, na Itália, foi divulgada nesta quarta-feira, 25, durante uma coletiva de imprensa. O Santo Padre visitará a cidade italiana nos dias 21 e 22 de junho desse ano, período em que estará acontecendo a Exposição do Santo Sudário.
A estadia do Papa vai incluir encontro com diversas realidades locais: o mundo do trabalho, detentos, religiosos, doentes e jovens. Confira a programação completa ao final da matéria.
Leia também
.: Exposição do Santo Sudário terá “mini JMJ” e visita do Papa
Na catedral de Turim, Francisco fará uma oração diante do Santo Sudário e uma breve parada diante do altar do beato Pier Giorgio Frassati. Também está prevista a celebração da Santa Missa na Praça Vittorio, centro histórico de Turim. Após a Missa, Francisco vai rezar a oração mariana do Angelus com os fiéis.
Outro momento marcante da visita papal, que se insere no contexto do bicentenário do nascimento de Dom Bosco, deve ser o encontro com os salesianos e as filhas de Maria Auxiliadora. Na praça diante da Basílica de Maria Auxiliadora, onde será realizado o encontro, o Papa vai saudar jovens educadores e animadores dos oratórios.
Antes de voltar ao Vaticano, Francisco deve se encontrar com membros do Comitê da Exposição do Santo Sudário, bem como com os organizadores e todos os que apoiaram a realização de sua visita.
Programação completa da visita do Papa Francisco a Turim:
Domingo, 21 de junho
8h (hora local, 3h em Brasília) – Chegada ao aeroporto de Turim. Transferência de carro para o Palácio Real. Na Praça Rebaudengo, o Santo Padre sai em carro descoberto.
8h30 (hora local, 3h30 em Brasília) – Palácio Real: encontro com o mundo do trabalho. Saudação de uma trabalhadora, de um agricultor e de um empreendedor. Discurso do Santo Padre.
Terminado o encontro, o Papa segue a pé para a Catedral.
9h15 (hora local, 4h15 em Brasília) – Na Catedral: oração diante do Santo Sudário e breve parada diante do altar do beato Pier Giorgio Frassati.
10h (hora local, 5h em Brasília) – O Santo Padre deixa a Catedral e vai para a Praça Vittorio
10h45 (hora local, 5h45 em Brasília) – Na Praça Vittorio, celebração eucarística. Homilia do Santo Padre. Angelus. Ao término da celebração eucarística, o Santo Padre segue de carro para o arcebispado. Ao longo do caminho, para a passagem do Papa, estarão os militares da Antiga Escola de Formação.
13h (hora local, 8h em Brasília) – No arcebispado, almoço com os jovens detentos do Cárcere para menores “Ferrante Aporti”, alguns imigrantes e sem moradia fixa e uma família.
14h30 (hora local, 9h30 em Brasília) – Francisco deixa o arcebispado e segue para o Santuário da Consolata, onde fará uma visita e oração de forma privada.
14h45 (hora local, 9h45 em Brasília) – Papa deixa o Santuário e segue para a Basílica de Maria Auxiliadora.
15h (hora local, 10h em Brasília) – Basílica de Maria Auxiliadora: encontro com os salesianos e as filhas de Maria Auxiliadora. Na praça diante da Basílica, o Santo Padre saúda os jovens educadores e os animadores dos oratórios. Discurso do Santo Padre.
16h (hora local, 11h em Brasília) – Igreja de Cottolengo: encontro com os doentes e deficientes físicos. Discurso do Santo Padre.
17h30 (hora local, 12h30 em Brasília) – Terminado o encontro com os doentes, o Santo Padre deixa Cotollengo e segue de carro para a Praça Vittorio.
18h (hora local, 13h em Brasília) – Praça Vittorio: encontro com os jovens. Saudação e perguntas de alguns jovens. Discurso do Santo Padre. Após o encontro, o Papa retorna ao arcebispado.
Segunda-feira, 22 de junho
8h45 (hora local, 3h45 em Brasília) – O Santo Padre deixa o arcebispado e se transfere de carro para o Templo Valdense.
9h (hora local, 4h em Brasília) – Encontro com pastores da Igreja Evangélica Valdense. Discurso do Santo Padre. Terminado o encontro, o Papa vai ao salão adjacente para encontrar uma delegação e para a troca de presentes.
10h15 (hora local, 5h15 em Brasília) – o Santo Padre deixa a Igreja Valdense e retorna ao arcebispado onde, de forma estritamente privada, encontra alguns de seus familiares, celebra a Missa para eles na capela e depois almoça com eles.
16h30 (hora local, 11h30 em Brasília) – Antes de deixar o arcebispado, o Santo Padre encontra brevemente os membros do Comitê da Exposição do Santo Sudário, os organizadores e os apoiadores da visita.
17h (hora local, 12h em Brasília) – o Santo Padre segue para o aeroporto de Turim.