Igreja nos EUA

Papa aceita renúncia de Bispo Auxiliar de Los Angeles

Dom Alexandre Salazar é acusado de conduta inapropriada com menor 

Da redação, com Sala de Imprensa da Santa Sé

O Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira, 19, a renúncia do bispo auxiliar da Arquidiocese de Los Angeles, Dom Alexandre Salazar. 

Segundo carta publicada pelo Arcebispo de Los Angeles, Dom José H. Gomes, a renúncia foi motivada pela acusação de conduta inapropriada em relação a um menor, que teria acontecido na década de 90, quando Dom Salazar era padre. 

“Embora a acusação nunca tenha sido reportada diretamente à Arquidiocese, foi investigada pela polícia em 2002, e o promotor de distrito não deu sequência.”

Leia mais
.: Reunião no Vaticano: Carta exorta bispos a encontro com vítimas de abusos
.: Em carta sobre abusos na Igreja, Papa condena atrocidades

O arcebispo afirma no documento, que apesar de Dom Salazar negar ter cometido qualquer ato imoral, tomou as devidas providências. Assim que recebeu a denúncia, o assunto foi remetido pela Arquidiocese à Congregação para os Bispos da Santa Sé, para que fosse apresentada ao Comitê de Supervisão de má conduta do clero uma junta independente da Arquidiocese. 

Diante do entendimento do Comitê, que classificou como “crível” a acusação, Dom José Gomes apresentou as conclusões junto ao seu próprio voto à Santa Sé, para que a decisão final sobre o caso fosse tomada: 

“Estou agradecido pela amorosa preocupação do Santo Padre pela família de Deus aqui na Arquidiocese de Los Angeles. Essas decisões foram tomadas devido à profunda preocupação pelo sanamento e reconciliação das vítimas de abuso e pelo bem da missão da Igreja. Sigamos mantendo-nos próximos das vítimas sobreviventes de abuso, através de nossa oração e nossas ações.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo