COVID-19

Mais de 150 nações aderem ao plano global da OMS para vacinas

A lista inclui 64 países mais ricos e autofinanciados e representa cerca de dois terços da população global

Da redação, com Reuters

Mais de 150 nações aderem ao plano global liderado pela OMS para vacinas Covid-19, explicou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom / Foto: Reprodução Reuters

Um total de 156 países aderiram ao plano global denominado COVAX, destinado a garantir a distribuição justa de suprimentos de futuras vacinas contra Covid-19, uma aliança liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A lista inclui 64 países mais ricos e autofinanciados e responde por cerca de dois terços da população global, de acordo com o chefe da Gavi Vaccines Alliance, Seth Berkley. O prazo para se unir ao consórcio em termos de compromissos vinculativos expirou na sexta-feira, 18.

O principal objetivo da COVAX é entregar 2 bilhões de doses da vacina ao redor do mundo, priorizando inicialmente os profissionais de saúde e então os 20% dos mais vulneráveis em cada um dos países participantes, independente do nível de renda, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

Enquanto muitas nações de baixa renda buscam assistência via COVAX, alguns países mais ricos se mostraram reticentes em confirmar suas intenções. Alguns dos que garantiram seus próprios suprimentos futuros por meio de acordos bilaterais, incluindo os Estados Unidos, não planejam ingressar na COVAX. A aliança da vacina disse que espera que outros 38 países ricos se juntem à iniciativa nos próximos dias.

Seth Berkley, um dos responsáveis pela Gavi Vaccines Alliance / Foto: Reprodução Reuters

“Isso significa que a instalação da COVAX já está aberta para negócios. Esses países — 64 deles de maior renda — mais aqueles que se juntarão nos próximos dias, participarão da instalação ao lado de outro 92 países de baixa renda que serão apoiados na aquisição de doses. Isso significa que 156 economias, representando pelo menos dois terços da população mundial, trabalharão juntas para garantir o acesso global às vacinas Covid-19 por meio das instalações da COVAX”, explicou Seth Berkley, um dos responsáveis pela Gavi Vaccines Alliance.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo