CNBB/PUC-Rio

Bíblia como luz para o pós-pandemia é tema de Live nesta semana

4ª edição das Jornadas de Teologia Pastoral promovidas pela CNBB e PUC-Rio destacam a Palavra de Deus neste contexto de pandemia

Da redação, com Assessoria CNBB/PUC-Rio

Painelistas da 4ª Jornada de Teologia Pastoral / Foto: Divulgação

“O que o texto bíblico tem a nos dizer neste tempo de luta contra o coronavírus e que luz nos traz para o pós-pandemia?” Esta será a temática da 4ª Live das Jornadas de Teologia Pastoral promovidas em parceria pela CNBB e PUC-Rio.

A transmissão será nesta sexta-feira, 25, às 15h, e terá a participação de duas painelistas. A religiosa Ir. Izabel Patuzzo, com o tema “Reconstruir a esperança à luz das Escrituras”; e a Dra. Alessandra Viegas, que falará sobre “Cuidando de si: a eficácia da leitura e da meditação bíblicas em tempos de pandemia”.

O evento é gratuito e será transmitido, ao vivo, pelas redes sociais da CNBB e do Departamento de Teologia da PUC-Rio: @cnbbnacional e @teologiapucrio. Mas, os que desejarem receber certificado de participação devem fazer a inscrição prévia pelo link: https://www.e-
inscricao.com/teopucrio/jornadasteopast4. O certificado será enviado para e-mail informado no cadastro.

Sobre as colocações

Ir. Izabel fará sua reflexão sobre o texto do Apocalipse. “O tema que irei tratar propõe, primeiramente, uma reflexão teológica cristã fundamentada na Literatura Apocalíptica, que interpretará os flagelos que atingiram as comunidades Cristãs dos primeiros séculos, não como um castigo divino, mas como resultado de más ações. Olhar para os flagelos em chave apocalíptica foi uma forma de resistir e de reconstruir as esperanças dos discípulos de Jesus Cristo em tempos de grande sofrimento. A Literatura Apocalíptica é aquela que vê profundamente, conhece o sofrimento e procura apontar caminhos de superação”, disse a religiosa.

A temática de Dra Alessandra será o Livro do Deuteronômio e outros textos do Antigo Testamento. “Vamos conversar um pouco sobre a eficácia da leitura e da meditação bíblicas em tempos de pandemia. Como estamos no mês da Bíblia, a nossa conversa é para que possamos perceber como é importante ter em nossa mente e em nosso coração a Palavra de Deus, que é poderosa para nos trazer conforto, direção e paz nos momentos de dor, dificuldade e crise”, contou a pesquisadora.

Até dezembro

Os encontros das “Jornadas de Teologia Pastoral CNBB/PUC-Rio” tiveram início no mês de junho, e acontecerão até o mês de dezembro, com uma Live a cada mês.

Especialistas e pesquisadores estão abordando temas que permitirão um olhar crítico, mas positivo, sobre o atual contexto social e eclesial. Desafios à vida e à vivência cristã, impactos eclesiológicos, experiência sacramental-litúrgica, espiritualidades, práticas pastorais, fé e cultura digital, animação bíblica da pastoral, catequese, dor e sofrimento, serão alguns dos temas apresentados ao longo das Jornadas, que irão acontecer, em cada última sexta-feira do mês, a partir das 15h.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo