75º ANIVERSÁRIO

Em Assembleia, secretário-geral da ONU pede cessar fogo na pandemia

Antonio Guterres pediu um cessar-fogo e mais solidariedade mundial durante este período pandêmico

Da redação, com Reuters e ONU

Antonio Guterres, durante seu discurso na 75ª Assembleia Geral da ONU / Foto: Reprodução Reuters

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em seu discurso anual, pressionou por um cessar-fogo global até o final de 2020 para que os países possam lutar contra a pandemia do coronavírus. Foi o que disse durante o 75º aniversário da Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira, 22.

“O tempo está passando”, disse ele. “O mundo precisa de um cessar-fogo global para interromper todos os conflitos iminentes. Mas, ao mesmo tempo, devemos fazer de tudo para evitar uma nova Guerra Fria”, advertiu.

Dirigindo-se ao Salão da Assembleia Geral em Nova Iorque, em grande parte vazio, Guterres caracterizou a pandemia como “não apenas um alerta”, mas “um ensaio geral” para os desafios que virão.

“Em um mundo interconectado, é chegada a hora de reconhecer uma verdade simples: solidariedade é do interesse próprio. Se não percebermos isso, todo mundo sai perdendo”, afirmou, entregando seu relatório anual sobre o trabalho da Organização.

O secretário-geral destacou a necessidade de solidariedade neste momento, especialmente porque os países menos capazes de lidar com a Covid-19 receberam pouca ajuda.

Ele exortou os 193 Estados-membros da ONU a avançarem com humildade e unidade face à doença. “E devemos ser guiados pela ciência e estar firmes à realidade”, acrescentou.

Cerca de 170 chefes de estado e de governo devem fazer declarações em vídeo durante a reunião ao longo desta semana, enquanto a pandemia de coronavírus e as tensões entre os Estados Unidos e a China desafiam a eficácia e solidariedade do corpo composto por 193 membros.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo