Novo beato

Padre Stanley Rother é beatificado nos EUA após 36 anos do seu martírio

Mártir e defensor dos índios, Padre Stanley Rother foi lembrado pelo Papa durante o Angelus deste domingo, 24

Da redação, com Radio Vaticano

O sacerdote foi lembrado pelo Papa durante o Angelus deste domingo, 24, como exemplo heroico em favor da dignidade do homem / Foto: Rádio Vaticano

Padre Stanley Rother foi beatificado neste sábado, 23, em cerimônia presidida pelo Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, em nome do Papa. A celebração foi durante celebração em Oklahoma City, Estados Unidos. O sacerdote, que totalizava 36 anos de martírio, foi lembrado pelo Papa durante o Angelus deste domingo, 24, como exemplo heroico em favor da dignidade do homem.

Descrito como um homem pacífico e dedicado a ajudar e cuidar do povo, Padre Stanley ficou popularmente conhecido após a divulgação de uma carta de sua autoria, pelos vários jornais e revistas da época, denunciando o assassinato de inocentes pelas mãos do Exército guatemalteco. Além da carta, o sacerdote manifestou também sua indignação frente ao tenente do Exército durante reunião com o povo no parque central. O fato é apontado como o provável motivo de sua perseguição e assassinato.

Apesar das ameaças de morte, Padre Stanley seguiu seu desejo de estar com o povo e prosseguiu, até o dia de seu assassinato — 28 de julho de 1981 — com seu trabalho de auxílio e proteção à população indígena. A capela-mor da igreja paroquial da Guatemala possui hoje dois vasos de barro, num cofre de metal, onde encontram-se o sangue e o coração do beato e defensor dos índios.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo