Comunicado conjunto

Relatores da ONU apontam crescimento do racismo e da xenofobia nos EUA

Um grupo de relatores da ONU pediu às autoridades dos Estados Unidos que façam mais para combater ao racismo e à xenofobia

Da redação, com Rádio ONU

O racismo e a xenofobia estão crescendo em todos os Estados Unidos, de acordo com um  grupo de especialistas em direitos humanos da Organização das Nações Unidas. O alerta foi feito em comunicado conjunto, divulgado nesta quarta-feira, 16.

No sábado, uma pessoa morreu e várias ficaram feridas após terem sido atropeladas, por um carro no local onde protestavam contra uma manifestação de um grupo de extrema direita, na cidade de Charlottesville, no estado americano da Virgínia.

De acordo com a ONU, os relatores se disseram “ultrajados” com a violência e o racismo demonstrados por extremistas de direita, supremacistas brancos e grupos neonazistas.

Para a equipe, o incidente é um exemplo do aumento do racismo, da violência racista e da xenofobia em protestos em todo o país.

Preocupação e vigilância

Os especialistas independentes da ONU disseram estar “profundamente preocupados” com a proliferação da importância de grupos organizados de “ódio e racismo”.

Para eles, qualquer autor de discursos de ódio deve ser claramente condenado. E suas ações têm de ser investigadas e processadas.

O grupo pediu às autoridades dos Estados Unidos que façam mais para combater o problema.

Para os relatores da ONU, o governo deve estar vigilante no combate aos atos de racismo, xenofobia onde quer que ocorram. Eles citaram incidentes em outros estados como Califónia, Oregon, Nova Orleans e Kentucky.

E finalizaram lembrando que os manifestantes em Charlottesville gritaram palavras de ordem contra negros, judeus e migrantes.

Os relatores que firmaram o comunicado são Sabelo Gumedze do grupo de trabalho sobre descendentes de africanos, Mutuma Ruteere, relator especial sobre formas contemporâneas de racismo e Anastia Crickley da Comissão sobre Eliminação da Discriminação Racial.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo