Em Roma

Padre Francisco Jordan, fundador dos Salvatorianos, será beatificado

Milagre que levou Padre Francisco Jordan à beatificação aconteceu no Brasil

Da redação, com Família Salvatoriana

Padre Francisco Jordan

Padre Francisco Jordan será beatificado neste sábado, 15

Neste sábado, 15, será celebrada a cerimônia de beatificação do Padre Francisco Jordan, na Basílica São João de Latrão, em Roma.

O sacerdote é o fundador da Família Salvatoriana, que congrega religiosos, religiosas e leigos e está presente no Brasil desde 1896.

A missa será presidida pelo Cardeal Angelo De Donatis, Vigário-Geral do Papa Francisco para a Diocese de Roma e contará com a reduzida presença da Família Salvatoriana, devido a atual situação da pandemia, restrições e regulamentos.

O milagre

Família brasileira que recebeu o milagre pela intercessão de Padre Francisco Jordan./ Foto: Salvatorianos

O milagre que elevou o Padre Francisco Maria da Cruz Jordan à beatificação aconteceu no Brasil, na cidade de Jundiaí/SP, em 2014. Um jovem casal, Fernando Ferreira da Silva e Gisele Cardoso Santos Silva, esperava seu primeiro bebê e, após várias investigações, foi informado por médicos/as especialistas que o feto sofria de uma doença óssea incurável (displasia esquelética). O casal era membro do grupo de Leigos Salvatorianos e pediu a intercessão do Venerável Servo de Deus, Padre Jordan, convidando outros membros da Família Salvatoriana para se juntarem a eles. 

A criança, Lívia Maria Ferreira Santos Silva, nasceu com plena saúde no dia 8 de setembro de 2014, dia do aniversário da morte de Padre Francisco Jordan. Depois que os procedimentos canônicos exigidos foram concluídos com sucesso, o Santo Padre, Papa Francisco, declarou que esta cura milagrosa foi operada por Deus por intercessão de Pe. Francisco Jordan.

Sua vida e sua obra

Padre Francisco Maria da Cruz Jordan nasceu em Gürtweil, sul da Alemanha, aos 16 de junho de 1848 e faleceu em 08 de setembro de 1918, em Tafers, na Suíça. Órfão de pai aos 14 anos, Jordan teve que abandonar os estudos para trabalhar e ajudar no sustento da família. Jovem inquieto, corajoso e persistente, lutou em busca de seu ideal. Aos 21 anos de idade volta a estudar e com 26 anos inicia seus estudos universitários, e é ordenado sacerdote aos 21 de julho de 1878.

Em 1880 Padre Jordan passou vários meses na Terra Santa. Ali teve uma decisiva experiência de fé. Enquanto seu olhar vagava sobre a Terra Santa, vieram-lhe à mente as necessidades religiosas existentes em toda parte. Após um processo de profundo discernimento da vontade de Deus, funda em 08 de dezembro de 1881 a Sociedade do Divino Salvador – padres e irmãos. Em 08 de dezembro de 1888 funda a Congregação das Irmãs do Divino Salvador, juntamente com Thereza von Wüllenweber, hoje, Bem-aventurada Maria dos Apóstolos.

A participação do laicato, no projeto de Jordan, esteve desde o início, enquanto organização instituída, hoje é nomeada Comunidade Internacional do Divino Salvador. No Brasil, a Família chegou com os salvatorianos e, em 1936, com as irmãs. O início dos grupos de leigos aconteceu em 1986.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo