Padre Gilberto Maria Defina

Padre fundador dos salvistas entrará em processo de beatificação

Membros da Fraternidade Jesus Salvador comentam processo e expectativa para possível beatificação de padre Gilberto

Julia Beck
Da redação

Padre Gilberto Defina /Foto: Arquivo – FJS

No dia 22 deste mês, será anunciada oficialmente a abertura do processo de beatificação de padre Gilberto Maria Defina. O sacerdote natural de Ribeirão Preto (SP) é fundador da Fraternidade Jesus Salvador (FJS) e faleceu no dia 5 de dezembro de 2004.

Conselheiro Geral dos Salvistas, Padre Sandro Nascimento /Foto: Arquivo Pessoal

“Para nós ele já era um santo!”. É o que afirma o Conselheiro Geral dos Salvistas, padre Sandro Nascimento da Cunha, sjs.

Ele destaca que a vida de padre Gilberto espelhou a santidade. “Seus ensinamentos, humildade, seu ser arrojado e sua visão à frente do seu tempo”, pontua.

Frater Pedro Josemaria dos Santos, sjs, conta que, em vida, o fundador dos salvistas já dava sinais de uma vida plena de santidade.

“Todos os seus filhos e filhas da Fraternidade Jesus Salvador e muitas outras pessoas testemunham as virtudes do padre”, sublinha.

Leia também
.: A santidade é dom e chamado, diz Papa
.: Santidade é a verdadeira luz da Igreja, afirma Papa
.: Santos lembram que santidade pode florescer em nossas vidas, diz Papa

Padre Gilberto era amor, descreve frater Pedro. “Como Deus é Amor, é evidente que o padre se configurou profundamente a Cristo em vida. Um homem de muita misericórdia e sabedoria, viveu unicamente para agradar a Deus”.

Irmã Priscila Cardoso dos Santos, sjs, comenta que o fundador dos salvistas suscitou muitas pessoas a se aproximarem ainda mais de Jesus e da Virgem Maria.

“Aguardamos, juntamente com todos os seus devotos, o dia que o Servo de Deus Padre Gilberto será elevado aos altares e muito mais católicos poderão recorrer à sua intercessão e se tornarem mais íntimos de Jesus Eucarístico”.

Reconhecimento para o carisma

Padre Sandro ressalta que receber o aval para a abertura do processo é um reconhecimento da Igreja. Para o Conselheiro Geral, o reconhecimento não é somente da vida, do testemunho e do sacerdócio de padre Gilberto, mas também do carisma dos salvistas. “O carisma é dado ao fundador que transmite aos membros da instituição”, frisa.

O presbítero reforça que ele e outros que pertencem ao carisma conheceram o sacerdote em vida.  “Estávamos no início da fundação. Pudemos tocá-lo com nossas mãos, ouvi-lo”, recorda.

Leia mais
.: Caminho da santidade é simples, explica Francisco

“Ter a possibilidade de vê-lo ser elevado às honras dos altares é motivo de uma alegria verdadeira e profunda. Ele foi impulsionado pelo Espírito Santo e hoje nós testemunhamos essa obra cheia de fé e unção”.

Processo

Padre Gilberto e Monsenhor Jonas Abib /Foto: Arquivo FJS

O processo de beatificação e canonização já era esperado. “Em 2019 começamos a estudar o caminho que deveria ser feito para a abertura do processo. Iniciamos pedindo a autorização ao nosso bispo responsável, Dom José Negri, PIME, que prontamente deu seu consentimento”, conta.

Com autorização do bispo, o salvista relatou que um Postulador da Causa foi contratado: Dr. Paolo Vilotta. Começou, então, a fase preliminar que visa obter algumas informações iniciais e documentos de aprovação.

Foi pedida a transferência da Causa da Arquidiocese de São Paulo ao Cardeal Dom Odilo Scherer, pois o padre Gilberto faleceu num hospital em seu território.

“Prontamente o Cardeal transferiu para a diocese de Santo Amaro a competência de conduzir a Causa. Pedimos também o consentimento do Regional Sul 1 da CNBB, para a abertura da Causa, recebendo um parecer positivo da Presidência”.

Autorização da Santa Sé

A Congregação para a Causa dos Santos recebeu o pedido; foi feita a consulta aos tribunais da Santa Sé se há um impedimento para a abertura da Causa.

Em 13 de janeiro deste ano, frater Pedro revela que foi obtida a resposta com a autorização por parte da Santa Sé para a abertura do processo.

Com isso, já foi formada a Comissão Histórica que irá fazer a pesquisa da vida do padre Gilberto. Dom José já escolheu os membros do Tribunal Diocesano. O grupo irá conduzir o inquérito na fase diocesana do processo. Confira o infográfico sobre o processo de beatificação e canonização:

Próximos passos

Frater Pedro Josemaria /Foto: Arquivo Pessoal

No dia 30 de outubro deste ano, será instalado o Tribunal Diocesano para o Inquérito do processo. No mesmo dia, serão transladado os restos mortais do padre Gilberto para a Capela no Seminário Nossa Senhora de Pentecostes na Região Parelheiros na cidade de São Paulo.

Depois, frater Pedro explica que terá início a parte canônica do processo. Neste período, ocorrerá a investigação profunda sobre a vida e as virtudes de padre Gilberto, ouvindo as testemunhas sobre a vida sacerdote.

A comissão irá levantar estes nomes para o tribunal. Após o postulador e o tribunal darem por satisfeitos a pesquisa e provas de santidade do padre Gilberto, o processo será encerrado na diocese de Santo Amaro e será encaminhado para a Congregação da Causa dos Santos.

Última fase

Na sequência, começa a fase romana do processo, que irá rever e atestar o processo diocesano. Caso a Congregação dê por satisfeitos todos os requisitos canônicos, o Papa emitirá o Decreto de Reconhecimento das Virtudes Heroicas do padre Gilberto, declarando-o Venerável.

Em paralelo ao processo canônico, a fraternidade iniciará a processo de difusão da devoção do padre através de orações pela sua beatificação e outras piedades que fomentem o conhecimento da santidade do padre Gilberto pelo povo de Deus.

Deste trabalho mais espiritual, devem brotar as graças e milagres alcançados pela intercessão do padre Gilberto. “Esta dimensão é muito importante, pois a fama de sinais é fundamental para o reconhecimento por parte da Igreja da santidade do padre Gilberto”, declara frater Pedro.

Relatos de milagres e curas

Padre Gilberto já em vida foi muito utilizado por Deus, revela o salvista. Há relatos de milagres e curas que teriam acontecido através da fé do sacerdote.

Padre Gilberto Defina /Foto: Arquivo – FJS

Frater Pedro cita o exemplo de uma jovem com paralisia infantil. O relato é de que teria recebido uma cura através da oração do padre nos anos 50. Também há um relato de cura de um rapaz que tinha uma doença em suas pernas. Depois de falecido, há relato de uma cura milagrosa de uma jovem que contraiu uma doença infecciosa e não tinha mais esperanças.

Estas graças têm chegado ao conhecimento da fraternidade através de contatos pessoais ou pelas mídias sociais. Atualmente há um e-mail para receber estes testemunhos: causapadregilberto@gmail.com

Celebração de Ação de Graças

Para o próximo dia 22, será realizada uma Missa de Ação de Graças pela futura abertura do processo, que deve acontecer em outubro. A celebração acontecerá no Santuário Mãe de Deus na diocese de Santo Amaro.

Irmã Priscila Cardoso /Foto: Arquivo Pessoal

Irmã Priscila revela que uma conta oficial de padre Gilberto será lançada no Facebook e Instagram. Também está sendo elaborado um site oficial exclusivo para quem deseja conhecer melhor a vida deste Servo de Deus.

Biografia

Padre Gilberto foi um homem de fé, uma fé que transbordou através de seu profundo amor a Deus e à humanidade, frisou frater Pedro.

Toda sua vida sacerdotal foi marcada pela doação de si à Igreja. Mesmo através de muitos sofrimentos e de graves enfermidades, nunca abandonou a sua fé, sempre se ofertando a Deus em cada etapa de sua vida.

Leia também
.: Chamado à santidade é para todos, reforça Papa

Um homem que, desde a sua adolescência, depois de uma experiência com Deus, viveu em estado de Graça, fazendo já com 50 anos um voto de evitar até mesmo pecados venais por consciência.

Fundou, em 1971, junto com outros padres, a UNIFAI, instituição de renome em São Paulo. Sempre foi um homem caridoso, ajudou a todos que a ele recorreram.

Em 1987, o sacerdote fez a experiência do batismo no Espirito Santo e começou a ser um membro atuante da Renovação Carismática Católica.

Em 1994, fundou a Fraternidade Jesus Salvador (FJS) que congrega padres, religiosos, religiosas e leigos no Carisma do Louvor de Deus. Seus últimos anos de vida foram de oblação de amor por Deus e pela Fraternidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo