Missionariedade

Padre comenta intenção de oração do Papa para o mês de outubro

Em outubro, Papa lembra a importância dos cristãos serem discípulos e missionários

Denise Claro
Da redação 

Missionariedade faz parte do mandato de Jesus aos discípulos./ Foto: Daniel Mafra – Canção Nova

No mês de outubro, o centro da intenção de oração do Papa Francisco é o testemunho de vida dos discípulos e missionários. A iniciativa acontece no mês em que começa o Caminho Sinodal e celebra-se o Dia Mundial das Missões. 

No Vídeo do Papa para o mês, Francisco ressalta a importância da missão à qual todos os batizados são chamados. 

Padre Felipe Lopes, da arquidiocese de Niterói, afirma que a missionariedade faz parte do próprio mandato de Jesus aos discípulos quando enviou-nos pelo mundo, batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

“É parte do próprio início da Igreja essa atribuição missionaria do ‘ir’. Mais do que um convite, eu diria que é um mandato do Senhor que pede a nós que sejamos missionários. É claro que o conceito de missão ganhou novas roupagens. A missão sempre foi aos povos que não conheciam a Cristo, e certamente hoje o que o Papa quer dizer e que deve ser o nosso esforço é ir também àqueles que conhecem a Cristo, mas estão afastados d’Ele. Então, a missão hoje ganhou uma exigência diferente do que era no passado”, diz. 

Igreja e Missão

Padre Felipe Lopes/ Arquivo Pessoal

Padre Felipe lembra que Papa Francisco faz frequentemente um forte apelo à missionariedade, e que os últimos Papas da Igreja têm reforçado a necessidade da recristianização. 

“O ocidente foi forjado pelo cristianismo e tem se deixado descristianizar. Isso acontece por muitas questões, uma delas é que crescem as vozes que tentam dizer quem é Jesus. Papa Paulo VI já dizia que mais do que mestres, o mundo precisava de testemunhas”.

O sacerdote reforça que o apelo do Papa Francisco é um apelo por testemunho.

“Um apelo para que não sejamos somente mais uma voz no mundo que fala a respeito de Cristo, que ensina uma doutrina, mas sim que a vive no dia a dia. A Igreja é constituída como serviço. O Papa no serviço é o primeiro, dá o exemplo, confirma os irmãos na fé, mas esse serviço toca a todos os cristãos. É necessário que o testemunho de Cristo esteja em todos os lugares.”

Batizados e Missionários

“A missão dos batizados é ser um bom cristão onde o Senhor os coloca. A nós foi manifestado o amor de Deus infundido através do Batismo e dos sacramentos que recebemos. Ali foi manifestado o amor de Deus em nós.”

O sacerdote lembra que o cristão que conheceu e ama a Deus tem necessidade de levar aos outros esta mesma experiência. Ao falar sobre missão, o religioso ressalta que nem sempre é preciso deixar o que se faz e sair para evangelizar, mas dar ao próprio cotidiano um novo significado.

“Ter vida espiritual, cuidar da nossa alma, para que também assim possamos cuidar dos que estão ao nosso redor, mesmo sem sair do nosso lugar. Em nossa família, com nossos amigos, no ambiente de trabalho, em qualquer lugar, manifestar o rosto de Cristo. Tem lugar que a Igreja como instituição só chega através dos leigos. Então como leigos, devemos ser sal da terra e luz do mundo.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo