À espera do Papa

Padre brasileiro comenta histórico de violência em Ciudad Juárez

Cidade já chegou a ter 300 mortes por mês, conta padre brasileiro que é missionário no México desde 1994

Da Redação

Nesta quarta-feira, 17, o Papa Francisco visita Ciudad Juárez, cidade mexicana que já foi considerada a cidade mais violenta do mundo e ainda hoje carrega essa herança, embora os índices de violência tenham melhorado.

O padre brasileiro Marcos José Lemos está em Ciudad Juárez desde 2011 e conta que, logo que chegou, teve medo diante da fama de violência na cidade. Ele é natural de Dourados (MS), mas desde 1994 está no México como missionário. “Aqui, matavam 300 pessoas por mês naquela época de 2008 até 2011, mais ou menos. Foram mais de 10 mil crianças que ficaram órfãs”, relata o sacerdote. Confira no vídeo:

Nessa época, não havia esperança, a movimentação local acabava por volta de 19h e as pessoas viviam com medo. Padre Marcos acredita que a oração foi muito importante para que a situação melhorasse. As pessoas rezavam o Rosário por toda a cidade e essa época passou, ainda há muita violência, mas não na mesma proporção.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa ao México

A visita de Francisco a Ciudad Juárez é, segundo padre Marcos, um grande consolo para o povo local, que ainda se sente marginalizado com a fama que a cidade carregou por tanto tempo. “É como se o próprio Deus dissesse às pessoas aqui: ‘eu não esqueci vocês, vocês estão no meu coração’”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo