ORIGEM

OMS investiga origem da pandemia em Wuhan, na China

A equipe liderada pela OMS investiga as origens da Covid-19 em uma missão que tem sido rigidamente controlada por seus anfitriões chineses em um hospital em Wuhan

Da redação, com Reuters

Fachada do Hospital Jinyintan, na região central de Wuhan / Foto: Reprodução Reuters

A equipe liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em Wuhan, China, dirigiu-se a um hospital neste sábado, 30, em que pacientes com coronavírus em estágio inicial foram tratados.

Este é o segundo dia de uma missão de investigação para descobrir as origens da pandemia causada pelo Covid-19.

Os médicos do Hospital Jinyintan coletaram amostras de pacientes que sofriam de um pneumonia não identificada no final de 2019.

Um membro da equipe tuitou dizendo que esta era uma “oportunidade importante de falar diretamente com os médicos que estavam atendendo em campo naquele momento crítico na luta contra o Covid-19”.

Os membros da equipe que deixaram o hospital não falaram com os jornalistas, que foram mantidos à distância desde que o grupo deixou o hotel de quarentena na quinta-feira, 28.

A investigação liderada pela OMS foi afetada por diversos atrasos, preocupações com o acesso e disputas entre Pequim e Washington.

O itinerário do grupo não foi anunciado, mas a OMS disse que a equipe planeja visitar o mercado de frutos do mar que foi o epicentro da doença, bem como o Instituto de Virologia de Wuhan.

Os membros da equipe da OMS também tiveram suas visitas organizadas por seus anfitriões chineses e não teriam nenhum contato com membros da comunidade devido às restrições sanitárias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo