Semana vai recordar os 4 verbos usados pelo Papa com relação à imigração: acolher, proteger, promover e integrar
Da Redação, com Vatican News
De 5 a 11 de janeiro de 2020, a Igreja Católica nos Estados Unidos celebrará a Semana Nacional da Migração, realizada há quase meio século. A proposta é refletir sobre as circunstâncias em que se encontram os migrantes, os refugiados, as crianças, as vítimas e os sobreviventes do tráfico de seres humanos.
Em 2020, o tema central da Semana é “Promover uma Igreja e um mundo para todos”, com o objetivo de chamar a atenção sobre o fato de que “cada uma das nossas famílias tem uma história de migração, algumas recentes e outras no passado distante”.
“Independentemente de onde somos provenientes, permanecemos parte da família humana e somos chamados a viver em solidariedade uns com os outros”, lê-se no comunicado no site da Conferência Episcopal Estadunidense.
Leia também
.: Papa: interessar-se pelos migrantes é interessar-se por todos
.: Ninguém pode ficar indiferente ao sofrimento dos migrantes, diz Papa
.: Mensagem do Papa para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado 2019
No texto, nota-se que, na cultura contemporânea, muitas vezes não se consegue ver os migrantes como pessoas e se olha para eles como desconhecidos, permanecendo distantes ou temerosos em relação aos mesmos. Esta Semana, ao invés, convida a aproveitar a oportunidade de envolvê-los, como amigos.
Para fazer isso, será examinado o papel importante que o acolhimento desempenha na vida dos imigrados e dos refugiados não acompanhados, evidenciando as paróquias organizadas para acolher os refugiados do Serviço migrantes e refugiados da Conferência episcopal. Também serão examinadas as iniciativas locais que estão dando contribuições importantes nesse sentido.
Papa Francisco: acolher, proteger, promover e integrar
No dossiê, são recordados 4 verbos-chave usados pelo Papa Francisco em tema de imigração: acolher, proteger, promover, integrar; com a exortação a enfrentar a globalização da indiferença.
Também se recorda que os católicos são chamados a estar com os imigrados e refugiados como irmãos e irmãs, que acolher os migrantes é parte do ensinamento social católico e reflete a tradição bíblica de acolher o estrangeiro.
Substancialmente, a Semana convida a ser solidários com migrantes e refugiados ressaltando que cerca de 70 milhões de pessoas no mundo foram obrigadas a deixar suas casas por motivo de instabilidade política, violência e outras razões.
São também apresentadas várias iniciativas para envolver a comunidade local: da celebração de missa por ocasião desta Semana a momentos de formação, como os já existentes para ajudar as crianças imigradas e os refugiados