Alerta

Furacão Dorian se aproxima da costa sudeste dos Estados Unidos

Ontem, domingo, 1, a tempestade alcançou a categoria cinco, o nível máximo da escala

Da Redação, com Agência Brasil 

O furacão Dorian deve atingir a costa dos Estados Unidos, nesta segunda-feira, 2. Ontem, domingo, 1, a tempestade alcançou a categoria cinco, o nível máximo da escala. As previsões apontam para que afete com intensidade os estados da Florida e da Carolina do Sul. Nas Bahamas, uma morte já foi registrada: um menino de oito anos morreu afogado no arquipélago Ábaco (um conjunto de ilhas do arquipélago das Bahamas).

Os Estados Unidos já emitiram um alerta para a costa Leste, prevenindo as populações para aquela que é a mais forte tempestade no Atlântico a chegar na terra desde 1935.

Domingo, o furacão atingiu as Bahamas com ventos que ultrapassaram os 300 quilômetros por hora, arrancando telhados, virando automóveis e derrubando postes de eletricidade. Nas últimas horas, houve várias inundações nas Ilhas Ábaco. No norte do arquipélago, os hotéis fecharam as portas e o governo local montou abrigos em igrejas e escolas.

O primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, afirmou que, a passagem do furacão Dorian fez do dia dele o pior que teve na vida e classificou o evento como uma “tempestade monstruosa”. Segundo ele, o furacão Dorian vai testar a população de uma forma jamais vista antes.

“Este deve ser o dia mais triste e pior da minha vida. Muitos não ouviram o meu aviso [sobre a iminente vinda do furacão], muitos ficaram para trás e ainda há pessoas na zona oeste que recusaram partir”, afirmou Hubert Minnis.

Cerca de 13 mil casas podem ter sido danificadas ou destruídas pela força de ventos. “Não temos ainda uma ideia completa do que aconteceu. Mas é claro que o furacão Dorian teve um impacto catastrófico”, declarou Sune Bulow, chefe do centro de operações de emergência da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICR).

Bulow explicou que, a organização, com sede em Genebra (Suiça), está respondendo às “necessidades de abrigo importantes”. A população do arquipélago caribenho tem ainda necessidade de água potável, assistência sanitária e de apoio económico a curto prazo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo