Despedida

Morre aos 81 anos, Winnie, ex-esposa de Nelson Mandela

Conhecida na África do Sul como a ‘Mãe da Nação’, ela foi casada com Mandela até 1992

Da redação, com Ansa

Winnie Madikizela Mandela em registro de dezembro de 2017 / Foto: Reuters – Siphiwe Sibeko

Morreu nesta segunda-feira, 2, aos 81 anos, Winnie Madikizela-Mandela, ex-esposa do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. Conhecida na África do Sul como a “Mãe da Nação”, Winnie foi casada com Nelson Mandela de 1958 a 1992 ― dois anos antes do líder da luta contra a apartheid se tornar o primeiro presidente negro do país.

Durante os 27 anos de prisão de Mandela, condenado à pelo regime de minoria branca, Winnie continuou militando contra o racismo na África. Ela é uma das referências dentro do Congresso Nacional Africano, partido no poder do país desde as primeiras eleições democráticas, em 1994.

De 1993 a 2003 foi presidente da Liga das Mulheres e chegou a ser Ministra das Artes, Cultura, Ciência e Tecnologia, no governo de Mandela (1994), mas foi demitida após uma suspeita de fraude.

Desde 1991 o seu nome foi envolvido em vários crimes e polêmicas. Winnie ficou famosa ao falar a emblemática frase: “Sem mim, o Mandela não teria existido”. Mandela faleceu em dezembro de 2013, aos 95 anos. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo